A Academia Brasileira de Cinema acaba de divulgar a lista com os filmes finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018.

Bingo – o Rei das Manhãs” de Daniel Rezende, é o líder de indicações (15), seguido por “A Glória e a Graça“, de Flávio Tambellini (10) e “Como Nossos Pais“, de Laís Bodanzky (10).

Este ano, a disputa reúne 36 longas e 20 curtas nacionais, além de 5 longas estrangeiros, que concorrem ao Troféu Grande Otelo em 25 categorias.

A cerimônia da 17ª edição será realizada no dia 18 de Setembro, na Cidade das Artes, no Rio, com transmissão ao vivo do Canal Brasil para todo país.

A grande homenageada da noite será Fernanda Montenegro, que celebra 75 anos de carreira.

Uma das curiosidades desta edição é o aumento expressivo de filmes na categoria Melhor Longa-Metragem de Animação, que tradicionalmente tem no máximo duas produções inscritas e que, pela primeira vez, terá cinco filmes concorrendo ao Troféu Grande Otelo.

O crescimento reflete o amadurecimento da produção nacional.

Depois da indicação de “O Menino e o Mundo“, de Alê Abreu, ao Oscar em 2016, a animação brasileira voltou a ter grande visibilidade internacional com a homenagem que recebeu, em junho, no tradicional Festival de Annecy, na França.

Os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro são escolhidos pelos sócios da Academia em votação sigilosa pela internet, apurada pela PwC.

Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, quando além dos membros da Academia Brasileira, o público vota nos seus favoritos nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.

Os Indicados ao 17º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:

  • Melhor Filme:

“A Glória e a Graça”

Bingo – O Rei das Manhãs

Como Nossos Pais

Era o Hotel Cambridge

“Gabriel e a Montanha”

  • Melhor Documentário:

“Cora Coralina – Todas as Vidas”

Divinas Divas

“No Intenso Agora”

“Pitanga”

“Um Filme de Cinema”

  • Melhor Comédia:

Fala Sério, Mãe!

“Divórcio”

“La Vingança”

“Malasartes e o Duelo Com a Morte”

“Os Parças”

  • Melhor Animação:

“As Aventuras do Pequeno Colombo”

“Bruxarias”

“Bugigangue no Espaço”

“Historietas Assombradas – O Filme”

“Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”

  • Melhor Filme Infantil:

“Detetives do Prédio Azul”

“Um Tio Quase Perfeito”

  • Melhor Direção:

Daniel Rezende – “Bingo – O Rei das Manhãs

Daniela Thomas – “Vazante”

Eliane Caffé – “Era o Hotel Cambridge

Fellipe Barbosa – “Gabriel e a Montanha”

Laís Bodanzky – “Como Nossos Pais

  • Melhor Atriz:

Carolina Ferraz – “A Glória e a Graça”

Caroline Abras – “Gabriel e a Montanha”

Dira Paes – “Redemoinho”

Leandra Leal – “Bingo – O Rei das Manhãs

Maria Ribeiro – “Como Nossos Pais

Marjorie Estiano – “Entre Irmãs”

  • Melhor Ator:

Alexandre Nero – “João, o Maestro”

Iranhdir Santos – “Redemoinho”

Jesuíta Barbosa – “Malasartes e o Duelo com a Morte”

João Pedro Zappa – “Gabriel e a Montanha”

Vladimir Brichta – “Bingo – O Rei das Manhãs

  • Melhor Atriz Coadjuvante:

Ana Lúcia Torre – “Bingo – O Rei das Manhãs

Camilla Amado – “Redemoinho”

Clarisse Abujamra – “Como Nossos Pais

Letícia Colin – “Entre Irmãs”

Sandra Corveloni – “A Glória e a Graça”

  • Melhor Ator Coadjuvante:

Augusto Madeira – “Bingo – O Rei das Manhãs

César Mello – “A Glória e a Graça”

Cláudio Jaborandy – “Entre Irmãs”

Fabrício Boliveira – “Vazante”

Felipe Rocha – “Como Nossos Pais

Jorge Mautner – “Como Nossos Pais

Selton Mello – “O Filme da Minha Vida

  • Melhor Direção de Fotografia:

Lula Carvalho, ASC,ABC – “Bingo – O Rei das Manhãs

Felipe Reinheimer – “Soundtrack”

Gustavo Hadba – “A Glória e a Graça”

Inti Briones – “Vazante”

Walter Carvalho – “O Filme da Minha Vida

  • Melhor Roteiro Original:

Carol Benjamin, Leandra Leal, Lucas Paraizo e Natara Ney – “Divinas Divas

Daniela Thomas e Beto Amaral – “Vazante”

Eliane Caffé, Inês Figueiro e Luis Alberto de Abreu – “Era o Hotel Cambridge

Fábio Meira – “As Duas Irenes

Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi – “Como Nossos Pais

Luiz Bolognesi – “Bingo – O Rei das Manhãs

Marcelo Gomes – “Joaquim”

Mikael de Albuquerque e Lusa Silvestre – “A Glória e a Graça”

  • Melhor Roteiro Adaptado:

Flávia Lins e Silva, LG Bayão e Mirna Nogueira – “Detetives do Prédio Azul”

George Moura – “Redemoinho”

Marcelo Vindicatto e Selton Mello – “O Filme da Minha Vida

Mikael de Albuquerque – “Real – O Plano Por trás da História”

Patrícia Andrade – “Entre Irmãs”

  • Melhor Direção de Arte:

Carla Caffé – “Era o Hotel Cambridge

Cássio Amarante – “Bingo – O Rei das Manhãs

Cláudio Amaral Peixoto – “Entre Irmãs”

Cláudio Amaral Peixoto – “João, o Maestro”

Cláudio Amaral Peixoto – “O Filme da Minha Vida

  • Melhor Figurino:

Ana Avelar – “Entre Irmãs”

Cássio Brasil – “Como Nossos Pais

Cássio Brasil – “Vazante”

Kika Lopes – “O Filme da Minha Vida

Verônica Julian – “Bingo – O Rei das Manhãs

  • Melhor Maquiagem:

Anna Van Steen – “Bingo – O Rei das Manhãs

Anna Van Steen – “Malasartes e o Duelo com a Morte”

Emi Sato – “João, o Maestro”

Marcos Freire – “A Glória e a Graça”

Marlene Moura e Uirandê Holanda – “O Filme da Minha Vida

  • Melhor Efeito Visual:

Diego Morone, Luciano Neves e Luiz Adriano – “Soundtrack”

Guilherme Ramalho, Luis Carone e Daniel Dias – “Bingo – O Rei das Manhãs

Hugo Gurgel – “Joaquim”

Omar Colocci – “O Rastro”

Ricardo Bardal – “Malasartes e o Duelo com a Morte”

  • Melhor Montagem – Ficção:

Bruno Lasevicius e Julia Pechman – “João, o Maestro”

Márcio Hashimoto – “Bingo – O Rei das Manhãs

Márcio Hashimoto – “Era o Hotel Cambridge

Rodrigo Menecucci – “Como Nossos Pais

Sérgio Mekler – “A Glória e a Graça”

  • Melhor Montagem – Documentário:

Abigail Spindel – “Waiting For B”

Eduardo Escorel e Laís Lifschitz – “No Intenso Agora”

Giba Assis Brasil – “Quem é Primavera das Neves”

Juliana Munhoz – “Pitanga”

Natara Ney – “Divinas Divas

  • Melhor Som:

Bruno Armelin, Evandro Lima, Marcel Costa, Pedro Sá, Damião Lopes e Gustavo Loureiro – “Memória em Verde e Rosa”

Felipe Schultz Mussel, Vinícius Leal e Jesse Marmo – “Divinas Divas

George Saldanha, Bernardo Uzeda e Armando Torres Jr., ABC – “O Filme da Minha Vida

George Saldanha, François Wolf e Armando Torres Jr., ABC – “João, o Maestro”

Jorge Rezende, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima, Renan Deodato e Armando Torres Jr., ABC – “Bingo – O Rei das Manhãs

José Moreau Louzeiro, Simone Alves e Ariel Henrique – “A Glória e a Graça”

  • Melhor Trilha Sonora Original:

Antonio Pinto – “Como Nossos Pais

Arthur B. Gillette – “Gabriel e a Montanha”

Beto Villares – “Bingo – O Rei das Manhãs

Pedro Tambellini – “A Glória e a Graça”

Plínio Profeta – “O Filme da Minha Vida

  • Melhor Trilha Sonora:

Beto Villares – “Malasartes e o Duelo com a Morte”

Guilherme Vaz e Marco Antônio Guimarães – “Um Filme de Cinema”

Júlio Bressane – “Beduíno

Mauro Lima, Fael Mondego e Fábio Mondego – “João, o Maestro”

Paulão 7 Cordas – “Memória em Verde e Rosa”

Rica Amabis e Beth Beli – “Pitanga”

  • Melhor Filme Estrangeiro:

Blade Runner 2049” (EUA)

Dunkirk” (EUA)

“Eu, Daniel Blake” (Reino Unido)

La La Land – Cantando Estações” (EUA)

Uma Mulher Fantástica” (Chile)

  • Melhor Curta-Metragem – Animação:

“Animais”, de Guilherme Alvernaz

“O Violeiro Fantasma”, de Wesley Rodrigues

“Peleja do Sertão”, de Fabio Miranda

“Sob o Véu da Vida Oceânica”, de Quico Meirelles

“Torre”, de Nádia Mangolini

“Vênus-Filó a Fadinha Lésbica”, de Sávio Leite

  • Melhor Curta-Metragem – Documentário:

“Bambas”, de Anna Furtado

“Borá”, de Angelo Defanti

“Candeias”, de Reginaldo Faria & Ythallo Rodrigues

“Em Busca da Terra Sem Males”, de Anna Azevedo

“O Golpe em 50 Cortes ou a Corte em 50 Golpes”, de Lucas Campolina

“O Quebra-Cabeça de Sara”, de Allan Ribeiro

“Ocupação do Hotel Cambridge”, de Andrea Mendonça

  • Melhor Curta-Metragem:

“A Passagem do Cometa”, de Juliana Rojas

“Chico”, de Irmãos Carvalho

“De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos”, de Nathália Tereza

“Nada”, de Gabriel Martins

“Tentei”, de Laís Melo

“The Beast”, de Michael Wahrmann e Samantha Nell

“Vaca Profana”, de René Guerra


O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018 é uma realização da Academia Brasileira de Cinema em coprodução com a Kuarup Audiovisual.

Tem patrocínio master da TV Globo, patrocínio do Canal Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do BRDE/FSA-Ancine.

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