É Domingo, dia 22, que o prêmio mais cobiçado do cinema vai ser entregue mais uma vez “aos melhores” do ano. Como me referi no meu Top 10 do ano passado, 2014 foi um ano bastante interessante para ao cinema e vemos isso refletido nas categorias as quais, em sua maioria, estão para lá de disputadas. A despeito de já termos ideia de quem serão os grandes ganhadores da noite, o destino de boa parte dos prêmios ainda permanece na dúvida tanto para os críticos quanto para o público. Como já é de praxe aqui no Cine Eterno, vou fazer uma lista com as minhas apostas tanto pessoais quanto as que eu acredito que devem ganhar (com base nas outras premiações e no lobby das distribuidoras). Vamos lá então direto ao que interessa.

obs: não deixe de clicar nos nomes do filmes para ler as críticas dos filmes.

~MELHOR FILME~

oscar_2015

E a grande disputa desse ano fica entre Birdman e Boyhood. Quem será que leva? A engenhosidade e as inovações técnicas do primeiro ou a leveza, simplicidade e realidade do segundo. Se levarmos em conta a questão “filme de Oscar”, Boyhood levaria certamente, tendo em vista a quantidade de elementos e “selos” dignos de uma premiação de Melhor Filme. Entretanto, ao analisarmos as opções da academia nos últimos anos, percebemos que há algumas mudanças, então Birdman pela sua relação intensa com Hollywood entra na jogada com tudo e desponta como o grande favorito, principalmente pelo fato de ter ganhado outras premiações que não costumam falhar em suas escolhas.

Quem Vai Ganhar: Birdman.

Meu Voto do Coração: Boyhood: Da Infância à Juventude.

Se Ganhar Fico Feliz Também: Whiplash ou Selma.

Se Ganhar Eu Mato Um: Sniper Americano.

Estágiário Esqueceu de Assistir para por na Lista de Indicados: O Abutre, O Homem Duplicado, Garota Exemplar, Mapa Para As Estrelas…

~MELHOR DIREÇÃO~

oscars-2015-nominations-director

Assim como em Melhor Filme, aqui a briga também está entre gigantes. De um lado a direção simbólica e nada exagerada de Linklater; do outro lado as grandes angulares, as movimentações e a (r)evolução de Iñárritu. Particularmente, tenho muito carinho pelo trabalho dos dois, acho que ambos conseguem nos entregar produções bastante completas e competentes ao que se propõem. No fim, a decisão será, basicamente, por estilo, ou seja, o estilo que agrada mais a academia. Como eu tinha dito, se fosse há alguns anos atrás, o Oscar era certo para Linklater, mas, na atual conjuntura, Iñárritu acaba levando a melhor. Mesmo assim, não posso deixar de citar Wes Anderson que infelizmente não tem muitas chances, porém seu trabalho espetacular em Grande Hotel Budapeste merece todos os créditos possíveis. Como eu costumo dizer, seus filmes são uma aula de cinema, de fotografia, de humanidade. Vale a indicação.

Quem vai ganhar: Alejandro Gonzáles Iñárritu por Birdman.

Meu Voto do Coração: Richard Linklater por Boyhood.

Se Ganhar, Eu Assisto a Todos os Filmes do Adam Sandler em Sequência Para me Martirizar: Bennett Miller por Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo.

Faltou: David Fincher por Garota Exemplar, Ava Duvernay por Selma e Damien Chazelle por Whiplash.

~MELHOR ATRIZ~

oscars-2015-nominations-actress

Aqui temos uma categoria um pouco mais previsível, uma vez que que a favorita Julianne Moore ganhou quase todas as premiações que servem de termômetro. Porém vou aproveitar para fazer menção a quase todas as atrizes indicadas, haja vista a excelente qualidade encontrada aqui. Primeiramente já digo que meu voto é quase sempre dela, uma das maiores atrizes da nova geração e que consegue nos mais simples dos papeis, nos entregar a mais complexa reação. Sim estou me referindo a Marion Cotillard; que papel; que trabalho espetacular. Cito também a Rosamund Pike, responsável pela personagem feminina mais odiável e amável do ano e, por fim, Reese Witherspoon nos agraciando com a leveza e superação de sua personagem.

Quem Vai Ganhar: Julianne Moore por Para Sempre Alice.

Meu Voto do Coração: Marion Cotillard por Dois dias, uma noite e Rosamund Pike por Garota Exemplar – Sim, as duas juntas ia ser a perfeição.

Se Ganhar, Eu Saio Gritando que Michael Bay é Melhor do que Scorcese: Felicity Jones por A Teoria de Tudo.

~MELHOR ATRIZ CODJUVANTE~

2015-supporting-actress-montage-620[1]

Aqui também temos uma categoria praticamente definida já que Patricia Arquette (merecidamente) levou tudo que é prêmio pelo seu excelente trabalho em Boyhood. Muito disso vêm de sua personagem forte que toma as rédeas de uma família inteira, passa por dificuldades, mas está sempre ali pronta para exercer o seu papel de mãe. Trabalho muito semelhante ao que Laura Dern faz em Livre em que o papel de mãe se transforma numa espécie de fuga ao passado e ao porto seguro que infelizmente não faz mais parte da vida de Cheryl.

Quem Vai Ganhar: Patricia Arquette por Boyhood.

Meu Voto do Coração: Patricia Arquette por Boyhood.

Se Ganhar, Eu Não Vou Ficar Triste: Laura Dern por Livre.

~MELHOR ATOR~

1D274907620431-today-best-actor-combo-150115.blocks_desktop_large[1]

Eita que chegou mais uma categoria polêmica, pois temos dois concorrentes que vêm dividido as opinões de todo mundo. De um lado Eddie Redmayne com sua perfeita atuação de Stephen Hawking; de outro Keaton interpretando a si mesmo em um dos papeis de sua vida. Sinceramente, por mim, podia dar empate e os dois ganharem nessa categoria. Como isso é pouco provável, vou votar em quem ganhou a maioria dos prêmios.

Quem Vai Ganhar: Eddie Redmayne por A Teoria de Tudo.

Meu Voto do Coração: Michael Keaton por Birdman ou Eddie Redmayne por A Teoria de Tudo.

Se Ganhar, Eu Não Vou Ficar Triste: Steve Carell por Foxcatcher.

Faltou: Jake Gyllenhaal por O Abutre.

~MELHOR ATOR CODJUVANTE~

2015-supporting-actor-montage-promo

Assim como em Atriz Coadjuvante, esta é outra categoria certa. Não só porque Simmons ganhou tudo que é prêmio, mas porque é de longe a melhor atuação dentre todos os indicados. O nível de entrega do ator e a reação que o personagem causa no espectador é o tipo de coisa que me faz lembrar do porquê cinema mexe tanto com nós.

Quem Já Ganhou: JK Simmons por Whiplash.

Meu Voto do Coração, do Corpo, da Mente: JK Simmons por Whiplash.

Se Ganhar, Eu Assisto a Todos os Hobbits Estendidos em Sequência: qualquer outro ator que não o Simmons.

~MELHOR ROTEIRO ORIGINAL~

birdman

Aqui temos uma disputa acirrada entre Birdman e Grande Hotel Budapeste, ambos roteiros geniais e de excelente qualidade. Vai ser um páreo duro. Meu voto vai também seguindo quem ganhou mais prêmios, a despeito de meu favorito ser Budapeste.

Quem Vai Ganhar: Birdman (Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo).

Pode Ganhar Também: O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson e Hugo Guinness).

Meu Voto do Coração: O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson e Hugo Guinness).

Se Ganhasse Eu Não Ia Reclamar: O Abutre (Dan Gilroy) ou Boyhood (Richard Linklater).

~MELHOR ROTEIRO ADAPTADO~

IG_02611

Bom, como eu não fiz o dever de casa e não li nenhum dos livros, aqui vai ser no “chute” mesmo, quer dizer, de acordo com os prêmios. A menção honrosa vai para Whiplash que não é baseado em nenhuma obra literária, mas, sim, no curta que foi feito para arrecadar fundos para o longa. E bem que podia dar uma zebra e ganhar ein…

Quem Vai Ganhar: O Jogo da Imitação (Graham Moore).

Quem Pode Ganhar: A Teoria de Tudo (Anthony McCarten).

Meu Voto do Coração: Whiplash (Damien Chazelle).

~MELHOR ANIMAÇÃO~

how-to-train-your-dragon-2-poster

Em um ano em que a Pixar não deu o ar de sua graça, chega a DreamWorks com tudo e melhora o que já era praticamente perfeito. Sim estou falando de Como Treinar Seu Dragão 2 que é sem dúvida a melhor animação de 2014. Deixo aqui também uma menção honrosa para Operação Big Hero e para os últimos respiros do Estúdio Ghibli no lindo e excelente O Conto da Princesa Kaguya.

Quem Vai Ganhar: Como Treinar Seu Dragão 2.

Meu Voto do Coração: Como Treinar Seu Dragão 2.

Estagiário Esqueceu de Assistir para Colocar nos Indicados: Uma Aventura Lego e Festa no Céu.

Menção Honrosa Esquecida: O Conto Da Princesa Kaguya.

~MELHOR FILME EM LINGUA ESTRANGEIRA~

ida-solo

Chegamos na minha categoria preferida do Oscar que sempre nos apresenta ótimos filmes que dificilmente chegariam em nossas salas se não fosse a indicação, então, só por isso todos já são ganhadores. A disputa aqui está entre Ida e O Leviatã, os quais são, para mim, os mais fracos dos cinco indicados. Não que eles sejam ruins, mas dentre todos os outros, são os mais irregulares. Tangerines, que é disparado o melhor dos cinco, tem uma história muito simples, mas muito efetiva em tudo a que se propõe. É realmente uma pena que não tenha ganhado muita força.

Quem Vai Ganhar: Ida.

Meu Voto do Coração: Tangerines.

Se Ganhar, Eu Ponho fogo na Minha Coleção em Blu-ray do Kubrick: O Leviatã.

Faltou: MommyHoje Eu Quero Voltar Sozinho e Dois Dias, Uma Noite

Menção Honrosa para Relatos Selvagens.

~MELHOR DOCUMENTÁRIO (LONGA)~

citizenfour_still

Que categoria!! Um documentário melhor que o outro! É quase impossível escolher racionalmente qual o melhor. Menciono aqui CitizenFour que aborda os bastidores de uma das maiores denúncias envolvendo espionagem e os EUA. Acompanhamos quase que o dia-a-dia de Edward Snowden enquanto as informações estavam sendo divulgadas pelo mundo. É sensacional e provavelmente leva a estatueta para casa. O meu coração de aspirante a fotógrafo, porém, fica com A Fotografia Oculta de Vivian Maier, é simplesmente lindo adentrarmos um pouco mais na vida de Maier, desde a descoberta dos milhares de negativos até o fato dela não querer mostrar o seu trabalho para ninguém. Enfim, vale a pena tirar um tempinho para assistir a todas as 5 excelentes produções indicadas.

Quem Vai Ganhar: CitizenFour.

Meu Voto do Coração: A Fotografia Oculta de Vivian Maier.

Se Ganhasse Eu Não Ia Reclamar: O Sal da Terra.

~MELHOR DOCUMENTÁRIO (CURTA)~

maxresdefault

Aqui também temos uma baita categoria. De cara já cito o meu favorito e que me deixou por muito tempo refletindo a forma como venho levando a minha vida. Joanna é um documentário que foge um pouco do tradicional, pois a forma como ele é executado lembra, e muito, um filme de ficção. Entretanto, ao final da fita, isso tudo fica apenas como uma impressão – e como eu queria que não fosse verdade. Nele temos a “personagem” que dá nome a película lutando contra um câncer terminal e é simplesmente um soco no estômago, sem em nenhum momento citar que ela tem a doença, apenas inferimos pela sua aparência cada vez mais debilitada e pelo seu medo de deixar todos para trás. Na mesma linha, temos o curta Our Curse que também retrata doença só que aqui temos o caso da busca de sobrevivência de um recém nascido que nasceu com um problema respiratório que pode matá-lo a qualquer momento. Se em Joanna não tinhamos nada muito explícito, em Our Curse certas cenas é quase instintivo fecharmos os olhos para não testemunhar o que está acontecendo com o bebê. Porém, quem deve levar mesmo é o Crisis Hotline que aborda um callcenter de sobreviventes da guerra, até que é interessante, mas não chega nem aos pés dos outros que eu citei.

Quem Vai Ganhar: Crisis Hotline: Veterans Press 1.

Meus Votos do Coração: Joanna e Our Curse.

~MELHOR CURTA METRAGEM LIVE ACTION~

phone-call-evite

Como sempre, os curtas indicados são (em sua maioria) de extremo bom gosto e qualidade. Porém é uma pena que a academia costume premiar sempre os mais fracos, deixando de lado excelentes produções. É exatamente o que irá acontecer esse ano, mais uma vez. The Phone Call é o mais fraco de todos os indicados, tem uma história irregular, uma direção problemática, além de um roteiro previsível (o que é um tiro de pé de qualquer curta), mas pelo visto vai levar a estatueta. Não é por causa disso, contudo, que vou deixar de citar os meus favoritos que são Aya e Parvaneh. Podemos dizer que ambos retratam um tema semelhante: as relações passageiras e inesperadas do dia-a-dia. Tanto o primeiro quanto o segundo conseguem nos deixar intrigados com os próximos passos dos personagens ou como eles irão resolver a situação que estão juntos. Enfim, não posso falar mais nada, tem que assistir.

Quem Vai Ganhar: The Phone Call.

Meus Votos do Coração: Aya ou Parvaneh.

Se Ganhar, Eu Vou Assistir a Todas as Comédias da Globo no Cinema esse Ano: The Phone Call (sim já me ferrei, mas ainda tenho esperanças de que The Phone Call não ganhe).

Quem Pode Ser o Azarão da Categoria: Boogaloo and Graham.

~MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO~

SLIDER.020615.feast_

Indo em contramão à indústria, 4 dos 5 indicados são animações no estilo clássico, ou seja, longe do 3D. Com exceção do Long Life, todas as outras são feitas em stop-motion ou pintura à moda antiga como o The Dam Keeper. Mais uma prova de que a tecnologia não é empecilho nenhum para que grandes histórias sejam contadas. Apesar de eu ter gostado MUITO dos cinco curtas, The Dam Keeper e The Bigger Picture são os que mais chamam atenção, seja pela forma como foram feitos, seja pela suas excelentes narrativas. O Primeiro, dá a impressão de estar sendo pintado na sua frente, o excesso de imperfeições e sujeiras presente nos desenhos conversam diretamente com o personagem principal que sofre justamente pelo fato de ser sujo e diferente dos outros. O Segundo mistura stop-motion com pintura e é tão genial quanto Keeper. Enfim, não quero contar spoilers, mas vale a pena assistir a esses dois que eu citei. Entretanto, o grande vencedor deve vir oriundo da cota da Disney: O Banquete, curta que passou antes do Operação Big Hero, o qual, assim como todos os outros, merece a estatueta.

Quem Vai Ganhar: Feast (O Banquete).

Meu Voto do Coração: The Dam Keeper.

Menção Honrosa para The Bigger Picture e Long Life.

~MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO~

budapest

Preciso falar alguma coisa? Já é do Hotel Budapeste, sem questionamentos. Mas não deixarei de fazer uma menção honrosa a Sr. Turner que tem uma direção de arte maravilhosa.

Quem Vai Ganhar: O Grande Hotel Budapeste.

Meu Voto do Coração: O Grande Hotel Budapeste.

Azarão: Sr. Turner.

Se Ganhar, Eu Saio Pelas Ruas de Porto Alegre Cantando “I Wish”: Caminhos da Floresta.

~MELHOR FIGURINO~

GHB_9907 20130130.CR2

Preciso falar alguma coisa? [2]

Quem Vai Ganhar: O Grande Hotel Budapeste.

Meu Voto: O Grande Hotel Budapeste.

Azarão: Sr. Turner.

~MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS (Bate Cabelo)~

Film Review The Grand Budapest Hotel

Preciso falar alguma coisa? [3]

Quem Vai Ganhar: O Grande Hotel Budapeste.

Meu Voto: O Grande Hotel Budapeste.

Se Ganhar, Eu Boto um Ovo: Foxcatcher.

~MELHOR FOTOGRAFIA~

birdman.Still135

Vamos falar de coisa boa: fotografia. A situação aqui também está bem difícil, todos os indicados são de excelente qualidade e, mais uma vez, vai ganhar aquele que conseguiu trazer alguma inovação ou revolução em algum aspecto fotográfico. Destarte não há dúvidas que o prêmio vai para Lubezki (pelo segundo ano seguido), tendo em vista os desafios que ele enfrentou para conseguir criar o imenso plano-sequência que é Birdman. Porém, meu voto do coração vai em Ida, apesar de eu não gostar muito da história, admito que a fotografia é o ponto alto da produção, seja pelo bom gosto estético criado, seja pela metáfora que cria com os personagens.

Quem Vai Ganhar: Emmanuel Lubezki por Birdman.

Meu Voto: Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski por Ida.

Azarão: Robert Yeoman por O Grande Hotel Budapeste.

~MELHOR MONTAGEM~

Intl_TSR_1-Sheet_Boyhood

Aqui também não tenho muitas dúvidas. 12 anos de trabalho que viram um filme de três horas. 12 anos de filmagens! É preciso muita competência e criatividade para juntar tudo isso de forma que não percebamos toda essa passagem de tempo. Isso acontece em Boyhood. E não posso não fazer uma menção honrosa a Whiplash e sua montagem conforme a música.

Quem Vai Ganhar: Sandra Adair por Boyhood.

Meu Voto: Sandra Adair por Boyhood.

Quem Eu não Ia Ficar Triste se Ganhasse: Tom Cross por Whiplash.

Se Ganhar, Eu Saio Atirando em Todo Mundo: Joel Cox e Gary D. Roach por Sniper Americano.

~MELHORES EFEITOS VISUAIS~

interstellar-christopher-nolan

Quem Vai Ganhar: Interestelar.

Meu Voto: Interestelar.

Quem Eu Não Ia Ficar Triste se Ganhasse: Planeta dos Macacos: O Confronto.

Azarão: Planeta dos Macacos: O Confronto.

~MELHOR CANÇÃO ORIGINAL~

10

Clique nos nomes para escutar as músicas 🙂

Quem Vai Ganhar: Glory (Selma).

Meu Voto: Everything is Awesome (Uma Aventura Lego).

Quem Eu Não ia Ficar Triste se Ganhasse: Lost Stars (Mesmo se Nada Der Certo).

~MELHOR TRILHA SONORA~

x900m

Quem Vai Ganhar: A Teoria de Tudo.

Meu Voto: Interestelar.

Quem Eu Não Ia Ficar Triste se Ganhasse: O Grande Hotel Budapeste.

~MELHOR EDIÇÃO DE SOM~

maxresdefault

Quem Vai Ganhar: Sniper Americano.

Meu voto: Sniper Americano.

~MELHOR MIXAGEM DE SOM~

Whiplash-5547.cr2

Quem Vai Ganhar: Whiplash.

Meu Voto: Whiplash.

Pode Ganhar: Sniper Americano.

Se Ganhasse Eu Não Ia Reclamar: Interestelar.

About the author

Editor-Chefe do Cine Eterno. Estudante apaixonado pelo universo da sétima arte. Encontra no cinema uma forma de troca de experiências, tanto pelas obras que são apresentadas, quanto pelas discussões que cada uma traz. Como diria Martin Scorsese "Cinema é a importância do que está dentro do quadro e o que está fora".

Related Posts

1 Comment

  1. Que maravilha!! Concordo em quase tudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.