Nesta Sexta-Feira, dia 18, ocorreu a abertura oficial da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A bem da verdade o evento começou dia 17, mais conhecido como ontem, com a mostra Educavídeo, a qual tem por objetivo trazer produções de crianças e adolescentes para o Palácio de Festivais. Contudo, para todos os efeitos, fingimos que começou hoje!
Primeiramente, a Orquestra Sinfônica de Gramado embalou a Rua Coberta com músicas de diversos clássicos do cinema e, por fim, o maestro João Carlos Martins assumiu a regência, emocionando a todos os presentes pelo seu talento e fluidez ao conduzir a Orquestra. Por fim, o artista ainda dedicou algumas poucas palavras para o público presente.
Em seguida, as portas do Palácio dos Festivais se abriram e a grande noite de abertura iniciava. Público, elenco e críticos de cinema puderam conferir o filme de abertura João, O Maestro e, em seguida, o primeiro filme da mostra competitiva brasileira, O Matador.
Considerando que ano passado o magnífico Aquarius, que à época era inédito no Brasil, iniciou os trabalhos do festival, trazer João, O Maestro – que, inclusive, já está em cartaz no Brasil todo, exceto o Rio Grande do Sul – é uma bela queda. Primeiro porque não tem força para ser chamado de filme de abertura e segundo porque não é efetivamente inédito. A crítica do filme em texto você já pode conferir aqui e a crítica em video já está no nosso canal do YouTube.
Passada a exibição do primeiro longa, é apresentada uma homenagem aos 45 anos de Gramado e sem muitas delongas, já se iniciou a primeira sessão da mostra competitiva brasileira, O Matador que aliás é primeiro filme brasileiro original da Netflix. Apesar da proposta do filme ser interessante, o público não se animou e a recepção não passou das palmas protocolares da plateia. A crítica completa em texto e vídeo você confere por aqui e la no nosso canal do YouTube.
Infelizmente o 45º Festival de Cinema de Gramado não teve uma abertura muito empolgante, porém ainda temos oito dias de festival pela frente com muitos filmes e curtas que prometem!
Não deixe de conferir os nossos vídeos lá no canal do Cine Eterno (youtube.com/cineeterno)
– Crédito da foto: Cleiton Thielle / Pressphoto
1 Comment
Pingback: 45º Festival de Gramado | Impressões do 2º Dia - Cine Eterno