A Amante (Hedi), Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim na categoria “Melhor Filme de Estreia” e do Urso de Prata de Melhor Ator (Majd Mastoura), estreia nos cinemas dia 31 de Maio.
A sinopse oficial:
Na Tunísia recém-democrática, Hedi é um rapaz de 25 anos cuja vida está sendo traçada pela mãe super protetora.
Apático e acomodado, ele trabalha em uma concessionária de carros e está prestes a se casar com uma moça escolhida pela família.
Mas, ao ser escalado para uma viagem de trabalho, ele se apaixona pela funcionária de um resort, uma jovem de espírito livre, e isso irá estremecer o planejado futuro que o espera.
Filme é o primeiro longa-metragem de Mohamed Ben Attia. O diretor e roteirista conta:
Hedi é a calma antes da tempestade.
E, assim como muito jovens tunisianos, ele vive o estigma da tradição através do casamento iminente com a jovem Khedija, outra jovem que também é esmagada pelo peso do costume e da religião.
Minha ideia inicial era contar a história de um jovem dividido entre dois mundos, duas vozes diferentes, cada uma determinando a sua vida.
A Amante é um filme que tem a ver não só com sentimentos, mas com história.
A Tunísia, recém- democrática, está se descobrindo e se reinventando assim como ocorre com Hedi.
Além disso, Ben Attia teve o objetivo de mostrar a liberdade de fazer escolhas e de que forma elas impactam no futuro. Ele diz:
O paralelo entre a jornada de Hedi e o que está acontecendo no meu país é óbvio e tornou-se crucial para mim que o centro da história que estava criando fosse ele.
Além de Majd Mastoura, também estrelam Ryam Ben Messaoud e Sabah Bouzouita.
O filme é uma co-produção entre Tunísia, Bélgica e França.
A distribuição é da Pandora Filmes, que lança A Amante nos cinemas no dia 31 de Maio de 2018.