O AFI Awards, honraria concedida anualmente pelo American Film Institute (em português Instituto Americano de Filme), teve divulgada sua seleção oficial de 2016.
Todo ano o AFI reconhece os mais artística e culturalmente significantes filmes e programas de televisão, celebrando as conquistas mais excepcionais no ano na arte da imagem em movimento.
Vale lembra que, quanto aos filmes,o AFI Awards se tornou um ótimo termômetro para o Oscar. Em 2012, dos 10 selecionados, 8 foram indicados ao Oscar, e o vencedor Argo estava incluído na lista. Em 2013, 7 selecionados se repetiram entre os nomeados para estatueta de Melhor Filme, incluindo o vencedor 12 Anos de Escravidão. Em 2014, pela primeira vez foram 11 escolhidos, mas apenas 6 se repetiram entre os nomeados ao Oscar de Melhor Filme em 2015, incluindo o vencedor Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Já no ano passado, dos 10 escolhidos, 6 também foram selecionados, inclusive o vencedor Spotlight – Segredos Revelados.
Confira a seleção:
- Filmes do Ano:
A Qualquer Custo
Até o Último Homem
Fences
La La Land – Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar
Moonlight
Silence
Sully: O Herói do Rio Hudson
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
- Programas de TV do Ano:
The Crown
The People V. O.J. Simpson: American Crime Story
Stranger Things
This is Us
Veep
- Prêmio Especial AFI:
O.J.: Made in America
O American Film Institute é a promessa da América de preservar a herança cinematográfica, honrar os artistas e seu trabalho e educar a próxima geração de contadores de histórias. Como organização de artes educacional não lucrativa, a AFI fornece liderança em cinema e televisão e é dedicada para iniciativas que engajam o passado, o presente e o futuro das artes da imagem em movimento.