Direção: Marc Webb
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci e Jeff Pinkner
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHann, Paul Giamatti, Sally Field
Produção: Avi Arad e Matthew Tolmach
Estreia no Brasil: 01 de Maio de 2014
Estreia Mundial: 02 de Maio de 2014
Gênero: Ação/Aventura/Fantasia
Duração: 142 minutos

906429 - The Amazing Spider-Man 2

Um dos grandes problemas do primeiro filme foi a promessa de uma história não contada da vida de Peter Parker e, simplesmente, não desenvolvê-la (expressando a clara joga de marketing para tentar explicar o porquê de um reboot após 5 anos do último longa). Logo no início de o Espetacular Homem Aranha 2, temos a impressão de que os erros cometidos pela produção anterior seriam resolvidos e – para a nossa felicidade – eles realmente são reparados, com algumas exceções, é claro.

Após os acontecimentos do primeiro longa, Peter Parker (Andrew Garfield de A Rede Social) leva uma vida dupla que inclui suas tarefas como homem-aranha ao mesmo tempo que precisa dar atenção a sua amada, Gwen Stacy (Emma Stone de Histórias Cruzadas), conseguir dinheiro para ajudar sua tia e planejar seu futuro acadêmico. Não bastando tudo isso, um acidente na oscorp acaba transformando Max (Jamie Foxx de Django Livre), um dos funcionários da Oscorp, em um mutante com poderes de controlar a eletricidade e que esta disposto a acabar com o super-herói.

906429 - The Amazing Spider-Man 2

Marc Webb assume, novamente, a direção do filme, mantendo um excelente trabalho e melhorando alguns aspectos que ficaram apagados no primeiro, como as cenas de ação que estão mais elaboradas, permitindo que o espectador consiga entender o que está acontecendo. Mais uma vez, o ponto forte de Webb são as cenas de interação entre o casal principal, algo parecido com o que vemos em seu 500 Dias Com Ela. Enquanto em O Espetacular Homem Aranha há um roteiro perdido e desestruturado, neste segundo, a construção do enredo é mais coesa, apresentando e desenvolvendo os personagens até chegar ao clímax de maneira muito bem arquitetada e orgânica. Tudo isso aliado a montagem de Pietro Scalia (Gladiador e Prometheus) que consegue manter um excelente ritmo em suas 2 horas e 30 minutos de projeção.

Além da direção e do roteiro, todos os responsáveis pelos efeitos visuais e pela direção de arte devem ser parabenizados. Com algumas exceções pontuais, o primor e a precisão imperam durante toda a projeção, desde as cenas de batalha até os belíssimos vôos do super herói por nova Iorque. O momento em que há o confronto na Times Square é a prova concreta do nível de perfeição técnica que estamos chegando no cinema (não posso falar muito por motivos de spoiler, mas, ao assistir, você entenderá do que estou falando). Ao passo que estamos em alto grau de evolução técnica, também sofremos, todavia, com um excesso de digitalização e, aqui, me refiro ao vilão principal, Electro. Até o momento em que ele sofre o acidente que o levará a aquisição dos poderes, contemplamos a excelente e divertida atuação de Jammie Fox. Após a sua transformação, porém, sua performance é praticamente trocada por uma versão azul e digital do ator e que, a despeito de ser muito bem feita, acaba limitando muito o personagem.

906429 - The Amazing Spider-Man 2

Ao contrário da trilha sonora do primeiro, a composição de Hans Zimmer não chega a sabotar a produção, mas deixa muito a desejar, pois, assim como a de 12 Anos de Escravidão, tenta exageradamente manipular o espectador quase que o “obrigando” a se emocionar em tal parte, rir em outra, ou seja, reforçando as emoções que já estão em tela, em vez de completá-las. Em função da falta de força da trilha, o filme tenta apelar para o POP através da inserção de musicas de artistas famosos em alguns momentos da fita. Essa escolha, entretanto, acaba desviando o foco.

Andrew Garfield

Em O Espetacular Homem Aranha 2, finalmente, imprime-se uma identidade, tanto ao filme (que consegue, após a tentativa frustrada do seu antecessor, encontrar um tom, seguindo-o durante toda a película) quanto ao personagem principal (o qual é extremamente divertido e sarcástico). Com o segundo filme, a franquia adquire um novo fôlego, criando uma expectativa enorme para as duas continuações já confirmadas as quais estou aguardando ansiosamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.