O filme “Os Jovens Baumann“, de Bruna Carvalho Almeida, e o projeto “Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu“, de Bruno Risas, foram selecionados para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece entre 14 e 23 de setembro.
Ambos serão distribuídos pela Vitrine Filmes e são produzidos pela Sancho&Punta, os longas estarão no Festival nas “Seções Especiais”.
“Os Jovens Baumann“, com exibição na Mostra “Caleidoscópio”, conta a história de jovens que misteriosamente desapareceram após as férias de verão da família.
A ficção reúne cenas de fitas VHS com registros caseiros de seus últimos momentos, além de gravações em HD.
Através da junção dessas imagens, o filme reorganiza os fragmentos de um mistério até hoje sem solução.
A diretora do filme inova na linguagem diversificando as formas de realização do longa e conta:
Eu tenho muita dificuldade com os termos mockumentary, ou falso documentário de arquivo, justamente por não gostar da palavra ‘falso’ para esse projeto.
Enquanto eu fazia o filme, eu sempre tinha em mente que as narrativas se utilizam de determinados artifícios de linguagem para se contar.
Nesse sentido, eu acredito que o VHS e o registro amador não servem para enganar o espectador quanto à sua veracidade, mas pra fortalecer e potencializar essa história.
“Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu” é um projeto work in progress e está na Mostra “Futuro Brasil, que terá projeções fechadas apenas para a indústria presente no festival.
Trata-se de uma ficção que pauta o cotidiano de uma família na qual inúmeros fatores são inquietantes: o pai fica desempregado, os integrantes precisam mudar de casa, a mãe é abduzida, e a vida continua como se nada houvesse acontecido.
“Os Jovens Baumann“, primeiro longa de Bruna Carvalho de Almeida, ganhou o premio de WIP no Festival de Cartagena e terá sua estreia mundial no Festival de Brasília 2018.
“Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu” é o filme de estreia de Bruno Risas, atualmente está em pós-produção e será lançado em 2019.