“Luz nos Trópicos” é o grande vencedor do 9º Olhar de Cinema
Em uma noite marcada pela forte presença feminina, passeios pela história foram destaque na mostra competitiva do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que aconteceu de 7 a 15 de outubro, excepcionalmente de maneira inédita, e teve espectadores em todas as regiões do país, com uma grande procura e público recorde. O filme ganhador do Prêmio de Melhor Filme foi “Luz nos Trópicos“, passeio poético e experimental pela história das Américas dirigido por Paula Gaitán.
Já voltado a uma história pessoal, o também poético longa-metragem português “A Metamorfose dos Pássaros“, foi o escolhido pelo público como o melhor filme da edição. Sua diretora, Catarina Vasconcelos, também recebeu do júri oficial o Prêmio de Contribuição Artística. Formado pela curadora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa, pelo crítico e programador Nicolas Feodoroff e pela jornalista e programadora Cynthia García Calvo, o júri também concedeu o Prêmio Especial à produção belga “Victoria“, do trio Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere. Na competição de curtas-metragens, o grande vencedor foi o francês “Telas de Shanzai“, de Paul Heintz.
Entre os premiados das outras mostras estão “Pajeú“, de Pedro Diógenes, eleito como melhor longa-metragem brasileiro pelo júri, e “Memby“, de Rafael Castanheira Parrode, melhor curta. Os programadores James Lattimer, Haruka Hama e Gerwin Tamsma premiaram também como melhor filme da mostra Novos Olhares o longa “O Ano do Descobrimento“, de Luis López Carrasco. O grande destaque da mostra Outros Olhares foi o chileno “Visão Noturna“, de Carolina Moscoso Briceño, escolhido como melhor filme pelo júri formado pelos cineastas Shai Heredia, Maíra Bühler e Gil Baroni.
O Prêmio da Crítica, concedido pela Abraccine – Associação Brasileiras de Críticos de Cinema, foi para o filme “Los Lobos“, de Samuel Kishi. Os prêmios AVEC-PR, voltados para a produção paranaense, foram para os curtas “Meia Lua Falciforme“, de Dê Kelm e Débora Evellyn Olimpio, Destaque do Júri, e “A Mulher Que Sou“, de Nathália Tereza, Prêmio Berenice Mendes.
Todos estes filmes ganharão sessões extras. A partir das 19 horas de amanhã (16) até às 18h59 de sábado, será possível comprar o ingresso e assistir ao filme que quiser.
Também receberam menções honrosas os filmes “O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels“, dirigido por Tiago Carvalho e selecionado para a Mostra Outros Olhares, e “Agora“, de Dea Ferraz, da Mostra Novos Olhares.
Confira a lista completa de premiados do 9º Olhar de Cinema:
LONGA-METRAGEM:
- Prêmio Olhar de Melhor Filme:
“Luz nos Trópicos” (Brasil, 2020, 260 min.) de Paula Gaitan
- Prêmio Especial do Júri:
“Victoria” (Bélgica, 2020, 72 min.) de Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere
- Prêmio Contribuição Artística:
Catarina de Vasconcelos, por “A Metamorfose dos Pássaros” (Portugal, 2020, 101 min.)
- Prêmio do Público:
“A Metamorfose dos Pássaros” (Portugal, 2020, 101 min.), de Catarina Vasconcelos
- Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro:
“Pajeú” (Brasil, 2020, 74 min.), de Pedro Diógenes
Menção honrosa: “Agora” (Brasil, 2020, 70 min.), de Dea Ferraz
- Prêmio de Melhor Filme da Mostra Novos Olhares:
“O Ano do Descobrimento” (El año del descubrimiento, Espanha/Suíça, 2020, 200 min.), de Luis López Carrasco
- Prêmio de Melhor Filme da Mostra Outros Olhares:
“Visão Noturna” (Visión nocturna, Chile, 80 min.), de Carolina Moscoso Briceño
Menção honrosa: “O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels” (Brasil, 71 min.), de Tiago de Almeida
CURTA-METRAGEM:
- Prêmio Olhar de Melhor Filme:
“Telas de Shanzhai” (“Shānzhài Screens”, 2020, França, 23 min.) de Paul Heintz
- Prêmio de Melhor Curta-Metragem Brasileiro:
“Memby” (Brasil, 15 min.) de Rafael Castanheira Parrode
OUTROS PRÊMIOS
- Prêmio da Crítica – Abraccine:
“Los Lobos” (México, 2019, 95 min.), de Samuel Kishi
- Prêmio AVEC-PR:
Prêmio Destaque do Júri: “Meia Lua Falciforme” (Brasil, 2019, 22 min.), de Dê Kelm e Débora Evellyn Olimpio
Prêmio AVEC – Berenice Mendes: A Mulher que Sou (Brasil, 2019, 15 min.), de Nathália Tereza