Seleção traz obras de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Faltando poucos dias para a revelação completa de suas mostras competitivas e de seu quadro de homenagens, o Festival de Cinema de Gramado já apresenta os curtas-metragens brasileiros selecionados para a mostra competitiva de sua edição comemorativa de 45 anos. Quatorze obras de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram selecionadas entre mais de 400 inscritos. Os concorrentes das demais categorias serão conhecidos no dia 11 de julho.
PALAVRA DA COMISSÃO
“Vimos, conferimos, debatemos o bom debate. E fomos isolando e destacando aqueles que provaram que a diversidade continua a bola da vez, seja abordando identidade sexual ou social, seja aceitando e enfrentando desafio. Desafio que leva todo realizador a se tornar um bom contador de histórias, sejam elas ficcionais ou documentais. Veio a euforia por encontrar o protagonismo feminino e boas propostas com temática infantil, felizmente não infantilóide ou não necessariamente exclusiva para um público infantil. Embora não em grau definido de maturidade, a busca por uma identidade estética persiste: a linguagem é preocupação. Mas há, em boa medida, o atrevimento – e isto é bom, ótimo. Sinal de personalidade. Achamos que foi isto que nos motivou de verdade. Nossas emoções foram mexidas por estes selecionados, e isto foi o que decretou a escolha que agora o público vai conferir”.
* Comissão de seleção de curtas-metragens brasileiros (foto de capa): Carlos Eduardo Lourenço Jorge, jornalista e crítico de cinema; Cibele Amaral, cineasta; João Rocha, ator e cineasta; Pedro de Lima Marques, cineasta.
Crédito Foto de Capa: Edisson Vara/Pressphoto
Crédito Fotos dos Curtas: Divulgação
Fonte: Pauta Assessoria e Comunicação