A melhor parte do ano para nós cinéfilos finalmente está chegando!! A temporada de premiações de 2017 está perto de começar e várias especulações dos possíveis indicados já estão rolando. E podemos esperar por muito girl power novamente esse ano,  e principalmente uma grande mudança no quesito diversidade!!

O Cine Eterno listou 23 filmes que muito provavelmente estarão presentes nessa award season, para você, nosso leitor amado, já começar a se aquecer. Colocamos em ordem alfabética, pois ainda não temos favoritos.

 

20TH CENTURY WOMEN

Estreia: 25 de Dezembro de 2016 (EUA)

Na Califórnia dos anos 70, uma mãe (Annette Bening) tenta cuidar de sua família da melhor forma possível enquanto também procura respostas para as vidas de suas duas jovens amigas – uma fotógrafa aficcionada pela cultura punk (Greta Gerwig), e uma amiga de seu filho (Elle Fanning).

Annette Bening já foi indicada quatro vezes ao Oscar e nunca ganhou (o mesmo número de vezes que DiCaprio foi indicado até ganhar ano passado, e nunca vi ninguém fazendo memes com Annette ou se lamentando, but anyway…), quem sabe ela não tem a chance de concorrer mais uma vez à estatueta? Estamos torcendo.

 

A CHEGADA

Estreia: 11 de Novembro de 2016

Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

Filmes de ficção científica andam aparecendo com frequência nas recentes premiações (Gravidade, Interestelar, Perdido em Marte) e A Chegada seria um grande concorrente sci fi em meio aos dramas, com a possibilidade de mais uma indicação para Amy Adams como melhor atriz.

 

A GAROTA NO TREM

Estreia: 27 de Outubro de 2016

A trama acompanha a história de uma mulher (Emily Blunt) devastada pelo recente divórcio, que passa todo seu trajeto diário para casa fantasiando sobre um casal, aparentemente perfeito, que vive em uma casa cujo trem sempre passa por lá. Ao longo do caminho, ela se envolve em um mistério que gira em torno do casal.

Acredito que o filme não tem nenhuma chance de indicação na categoria principal, mas Emily Blunt está fantástica e mereceria uma indicação (mesmo que fosse pra ser azarona)

 

A LEI DA NOITE

Estreia: 12 de Janeiro de 2017

Boston, década de 1920. Joe Coughlin (Ben Affleck), filho mais novo de um capitão de polícia, se envolve com o crime organizado. Ele aproveita seus dias rodeado de dinheiro e poder, mas suas escolhas podem levá-lo à prisão, ou até mesmo à morte. Adaptação do livro escrito por Dennis Lehane.

O novo filme dirigido por Ben Affleck ainda não estreou em nenhum festival, então ainda não temos nenhuma crítica para saber se o filme vinga ou não, mas seria uma ótima chance de Ben conseguir a indicação a Melhor Diretor que ele não conseguiu com Argo e quem sabe uma indicação para Melhor Filme também.

 

A LONGA CAMINHADA DE BILLY LYNN

Estreia: 19 de Janeiro de 2017

A história acompanha o jovem de 19 anos Billy Lynn e seus colegas do Esquadrão Bravo. Em 2005, na Guerra do Iraque, eles sobreviveram a um confronto – que durou pouco mais de três minutos – com rebeldes locais. Graças a isso, o presidente George W. Bush decidiu trazer os militares de volta para a América, para alavancá-los ao status de heróis nacionais. Eles vão receber uma honraria durante o intervalo de uma importante partida de futebol americano, diante de milhares de pessoas. Porém, depois da homenagem, terão de voltar para a batalha.

Ang Lee já chega inovando com seu novo filme, pois o mesmo será filmado em 120 FPS. Para você ter uma ideia, os filmes normalmente são filmados em 24 FPS, apenas (se não me engano) O Hobbit: Uma Jornada Inesperada foi filmado em 48 FPS para algumas sessões especiais, o que deixou o filme extremamente realista. Agora imaginem em 120 FPS?? Segundo o diretor “será como ver com os próprios olhos” o que será mostrado na tela.

 

ALIADOS

Estreia: 1 de Dezembro de 2016

Em uma missão para eliminar um embaixador nazista em Casablanca, no Marrocos, os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se apaixonam perdidamente e decidem se casar. Os problemas começam anos depois, com suspeitas sobre uma conexão entre Marianne e os alemães. Intrigado, Max decide investigar o passado da companheira e os dias de felicidade do casal vão por água abaixo.

O filme ficou conhecido na mídia pelos rumores de que Brad Pitt teria traído Angelina com Marion Cotillard durante as filmagens. Com toda a certeza a trama tem tudo para ser muito mais interessante do que todo o “caos” que se formou em torno da produção.

 

ANIMAIS NOTURNOS

Estreia: 29 de Dezembro de 2016

A trama se devolve ao longo da leitura do manuscrito de um livro, enviado pelo autor à ex-mulher, de quem se separou há 20 anos. Parte da história vai refletir a leitura do livro fictício (intitulado “Nocturnal Animals”), que acompanha um pai de família que vê as suas férias se tornarem violentas e mortais. A outra parte é a história da própria protagonista, que se vê recordando o seu primeiro casamento e enfrentando algumas verdades sombrias sobre si mesma.

Segundo filme do renomado estilista Tom Ford traz um elenco de primeira categoria, contando com Jake Gyllenhaal, Amy Adams, Michael Shannon, entre outros. Vencedor do prêmio do júri no Festival de Veneza, Animais Noturnos é um thriller psicológico que tem tudo para ser um dos destaques na temporada de premiações.

 

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM

Estreia: 12 de Janeiro de 2017

Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

Depois de 10 anos, Mel Gibson voltou com tudo na direção com essa história real do médico Desmont T. Doss que se tornou herói de guerra sem ter disparado uma única bala, interpretado no filme pelo excelente Andrew Garfield. Podemos esperar indicações em várias categorias principais para esse drama de guerra que já teve ótimas críticas no Festival de Veneza.

 

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Estreia: 23 de Fevereiro de 2017

A história é centrada em Katherine Johnson (Taraji P. Henson), uma brilhante matemática afroamericana que, ao lado das colegas Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae), foi peça fundamental numa das maiores operações da história dos Estados Unidos: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da Terra e seu retorno em segurança. Junto, o trio ultrapassou todos os limites de gênero, raça e profissionais para embarcar e serem muito bem-sucedidas nessa missão pioneira.

Girl Power, meus queridos, Girl Power!! O filme não estava pronto ainda na época para participar dos festivais, mas uma exibição especial no Festival de Toronto impressionou muitos críticos. Realmente esperamos que o filme inteiro pronto surpreenda tanto quanto em Toronto, queremos esse trio maravilhoso dando as caras nas premiações!

 

FENCES

Estreia: 25 de Dezembro de 2016

Na trama, um jogador de beisebol aposentado (Denzel Washington), que trabalha como coletor de lixo para sobreviver, navega as complicadas águas de seu relacionamento com a esposa (Viola Davis), o filho e os amigos.

Eu não sei vocês, mas eu já sinto o cheiro de lacre de longe!! Fences originalmente é uma peça da Broadway que em 2010 ganhou uma versão estrelada por Denzel Washington e Deus (vulgo Viola Davis) no teatro, o que rendeu um prêmio Tony para ambos. Agora a peça será adaptada para o cinema com praticamente a mesma equipe, e podemos esperar coisa boa e muitas lágrimas vindo por ai. Amém Viola, vamos torcer para você levar esse ano, sua linda <3

 

JACKIE

Estreia: 2 de Dezembro de 2016

Jacqueline Kennedy (Natalie Portman), inesperadamente viúva, lida com o trauma nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

Muita gente já está apontando Natalie Portman como a queridinha para ganhar seu segundo Oscar como melhor atriz com o personagem cheio de carga emocional de Jacqueline Kennedy recém viúva, tendo que se comportar de maneiras diferentes na frente da imprensa e na vida pessoal após o trauma da morte do marido. Pelo trailer já podemos notar que o filme é a cara do Oscar e deve levar várias indicações.

 

LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES

Estreia: 12 de Janeiro de 2017

Em Los Angeles, Sebastian (Ryan Gosling) é um pianista de jazz cheio de marra e vaidoso que acaba se apaixonando por uma atriz aspirante, a sonhadora Mia (Emma Stone). Mas esse amor passa por várias provações, já que começam a se dedicar mais e mais ao trabalho à medida em que vão se tornando bem-sucedidos pouco a pouco.

E chegamos ao musical destaque do ano!! Eu sinceramente sempre fico com o pé atrás com musicais, raramente gosto, mas sempre dou uma chance, então veremos se esse ano La La Land conquista meu coração. E o filme tem vários pontos positivos, começando pelo casal principal, Gosling e Stone, que pela terceira vez (se não me engano) fazem par romântico com uma química incrível. E claro, o filme é do mesmo diretor do excelente Whiplash <3
Portanto, o filme tem tudo para ser encantador, espero ansiosamente.

 

LION

Estreia: 25 de Novembro de 2016

O filme contará a história de um casal australiano que adotou um menino que estava perdido nas ruas de Calcutá, na Índia, quando ele tinha apenas 5 anos de idade. Tempos depois, após se formar na faculdade, o rapaz decide usar o Google Maps para rastrear suas origens indianas e inicia uma jornada de auto-conhecimento.

Me lembro que o filme (que é uma história real) meio que dividiu opiniões durante suas exibições nos festivais no meio do ano, então só eu vendo pra saber se vou gostar. Talvez Dev Patel conseguiria uma indicação como ator, mas eu duvido muito…

 

LOVING

Estreia: 4 de Novembro de 2016

Richard (Joel Edgerton) e Mildred Loving (Ruth Negga), um casal interracial, são presos em junho de 1958 por terem se casado. Jogados na prisão e exilados do estado onde viviam, eles sofrem durante nove anos na luta pelo seu casamento e o direito de voltar para casa como uma família.

Esse vai ser daqueles filmes que despertará várias emoções, ainda mais por se tratar de uma história real, de época e tratando de questões raciais, o que mexe ainda mais comigo, não vou negar. A crítica aposta uma primeira indicação ao Oscar para o talentosíssimo Joel Edgerton e o filme deve estar presente nas listas dos melhores filmes do ano nas premiações.

 

MANCHESTER BY THE SEA

Estreia: 17 de Janeiro de 2017

Um encanador preguiçoso e despreocupado (Casey Affleck) se vê forçado a voltar para sua cidade natal depois de descobrir que seu irmão faleceu. Ao chegar lá, ele começa a estabelecer uma relação de cuidado com seu sobrinho adolescente, que perdeu o pai, mas também se envolve cada vez mais na resolução de segredos trágicos do seu passado.

Talvez um dos filmes mais esperados do ano, pelo tamanho do burburinho que fez no Festival de Sundance entre os críticos. Uma indicação para Casey Affleck já está praticamente garantida e muitos sites o apontam como um dos favoritos do ano, a maravilhosa Michelle Williams também tem grandes chances de indicação como atriz coadjuvante.

 

MOONLIGHT

Estreia: 21 de Outubro de 2016 (EUA)

O longa conta a história de Chiron, um jovem na Miami de 1980 lidando com questões sobre sua sexualidade e as pessoas que transitam por sua vida.

Apontado por muitos como a melhor produção cinematográfica do ano e com as melhores avaliações estrangeiras, Moonlight demorou 8 anos para ser feito, mas parece que valeu muito a pena todo o esforço. O filme tem uma história poderosa que com certeza vai nos deixar com o sentimento de ter tomado uma porrada no final.
Para A. O. Scott, crítico do New York Times, Moonlight poderia facilmente se tornar o melhor filme não só de 2016, mas de qualquer ano em que fosse visto. Olha o tamanho desse hype? Sinto cheirão de Oscar!!

 

O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO

Estreia: 26 de Janeiro de 2017

Nat Turner (Nate Parker), um escravo letrado e pregador, é usado pelo seu proprietário Samuel Turner (Armie Hammer) para acalmar os escravos rebeldes. Depois de testemunhar inúmeras atrocidades, no entanto, ele decide elaborar um plano e liderar o movimento de libertação do seu povo.

No começo do ano esse filme era um dos favoritos ao Oscar 2017, mas agora está mais envolvido em polêmicas do que mamilos. Primeiramente (fora temer) pela escolha do nome: pra quem não sabe o primeiro longa metragem feito na história do cinema que contém uma coletânea de ódio e preconceito aos negros também é chamado “O Nascimento de uma Nação” de 1915. Muita gente achou de muito mal gosto a escolha. E segundamente (fora temer de novo) pelo fato de o diretor e protagonista do filme Nate Parker ter se envolvido em um caso de estupro, em que a vítima cometeu suicídio posteriormente. Parker foi absolvido das acusações, mas prejudicou e muito o marketing do filme e por isso a produção perdeu praticamente todas as chances de ganhar algo esse ano.

 

OURO E COBIÇA

Estreia: 9 de Março de 2017

Kenny Wells é um homem americano que tem como sonho mudar de vida. Ele é apresentado ao mundo do Ouro por um geologista picareta que acredita que o pulo do gato será uma viagem para a Indonésia, onde, em uma floresta inóspita, eles encontrariam grandes reservas do metal precioso. O que parecia irreal acaba acontecendo, mas eles vão descobrir que manter o ouro com eles e fugir de ferozes inimigos que querem barrar seus negócios em Wall Street vai ser uma tarefa muito mais complicada do que eles preveram.

Vamos ser retos e diretos: na minha opinião a única chance que o filme teria seria com a indicação de Matthew McConaughey, pois ele engordou para o papel e ficou feinho e não tem coisa que a academia mais goste do que um ator que sofre transformações físicas para os papeis.

 

PASSAGEIROS

Estreia: 5 de Janeiro de 2017

Uma nave espacial transporta milhares de pessoas para um planeta colônia, que tem uma avaria em uma de suas câmaras de sono. Como resultado, um único passageiro é despertado 90 anos antes de qualquer outra pessoa. Diante da perspectiva de envelhecer e morrer sozinho, ele finalmente decide acordar um segundo passageiro, marcando o início do que se torna uma história de amor única.

Mais uma ficção científica que teria tudo para conseguir algumas indicações, começando pela dupla protagonista composta pelos queridinhos de Hollywood, Jennifer Lawrence (e queridinha da academia tb) e Chris Pratt. O roteiro do filme original começou a fazer sucesso em 2007 quando muitos diziam que era um dos melhores scripts não produzidos da época. Esperamos que seja tudo isso mesmo.

 

RAINHA DE KATWE

Estreia: 24 de Novembro de 2016

A trama mostrará a história real de uma garota pobre da região rural de Uganda que sonha em se tornar uma campeã de xadrez.

Por conta dos outros grandes nomes já na corrida pelas indicações, Rainha de Katwe acabou perdendo forças, segundo alguns site americanos. A história parece que será bem motivadora e emocionante com a presença da maravilhosa Lupita Nyong’o <3 Quem sabe Lupitão não consegue outra indicação, vamos torcer!

Uma curiosidade: desde Mary Poppins em 1964 nenhum filme live action da Disney foi indicado ao Oscar

 

SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA NOITE

Estreia: 13 de Outubro de 2016

Com uma vida cheia de problemas, Connor (Lewis MacDougall) tem a mãe (Felicity Jones) com câncer, a avó (Sigourney Weaver) que não gosta muito dele, um pai (Toby Kebbell) ausente e os colegas de escola não o deixam em paz. Seu único amigo é um monstro-árvore (Liam Neeson) com quem se encontra todas as noites para contar e ouvir histórias.

O elenco é maravilhoso, com direito a Liam Neeson fazendo a voz da árvore monstro, o filme promete efeitos especiais de cair o queixo além de uma trama cheia de carga emocional por conta de todos os problemas que envolvem a vida do protagonista. Esperando por coisa boa e muitas lágrimas por ai!!

 

SILENCE

Estreia: 26 de Janeiro de 2017

Ambientada no Japão no século XVI, a história trata de missionários portugueses que viajam ao país oriental para confortar convertidos locais e impedir que senhores feudais torturem padres cristãos – maneira local encontrada para tentar expulsar do Japão os catequistas europeus.

O tão esperado novo filme do maravilhoso Martin Scorsese <3 O projeto é uma paixão do diretor a mais de 20 anos e é adaptado do livro de 1966 de Shūsaku Endō sobre reais missionários jesuítas torturados no Japão no século 17. Podemos esperar grandes performances e um filme extremamente brutal.

 

SULLY: O HERÓI DO RIO HUDSON

Estreia: 1 de Dezembro de 2016

Em janeiro de 2009, o Capitão Chesley “Sully” Sullenberger pousou um avião em pane sobre o Rio Hudson, salvando a vida dos 155 passageiros do voo US Airways 1549. Nessa biografia, Clint Eastwood não irá apenas dramatizar “o milagre do Hudson” promovido pelo piloto veterano, como também contar a trajetória que transformou Chesley Burnett Sullenberger III num verdadeiro herói americano.

E para finalizar nossa lista, o novo filme de Clint Eastwood! Podemos contar com mais uma performance arrebatadora do incrível Tom Hanks nessa história real do Capitão Sully. O filme também se envolveu em polêmica: foi muito criticado por ter retratado de forma injusta o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes ao dizer que ele foi incompetente ao investigar o acidente.

 

 

Achou que tem algum filme faltando na lista?? Nos diga aqui nos comentários!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.