Já em pleno trabalho e definindo diretrizes para próxima edição do evento, Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho também participam de eventos internacionais relacionados à produção e à exibição cinematográfica
No ano em que chega a sua simbólica 45ª edição, o Festival de Cinema de Gramado confirma o nome do seu trio de curadores para mais um ano de trabalho frente à seleção das mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. A argentina Eva Piwowarski e os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho novamente assinam a curadoria do Festival.
A 45ª edição do evento, que acontece de 18 a 26 de agosto, já está sendo pensada pelo trio, que ainda em dezembro do ano passado se reuniu em Gramado para definir as diretrizes do cinema que será exibido no Palácio dos Festivais e em diversos pontos da cidade durante a realização das festividades de 45 anos.
O Festival de Cinema de Gramado acontece somente em agosto, mas a curadoria está trabalhando desde agora na concepção do que será visto na programação. Participando de diversos eventos e coberturas relacionadas à produção e à exibição cinematográfica em diferentes pontos do Brasil e do mundo, Eva, Marcos e Rubens aguçam seus olhares, avaliam a movimentação do cinema em diferentes plataformas e procuram o melhor da mais recente safra do cinema brasileiro e latino para levar à Serra Gaúcha.
De Punta del Este a Los Angeles
Mais uma vez vivendo de perto a temporada de premiações dos Estados Unidos, Rubens Ewald Filho acaba de voltar de uma temporada em Los Angeles, onde acompanhou os grandes lançamentos da temporada e comentou, pelo canal TNT, premiações como Critics’ Choice Awards, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Awards e o Oscar. De volta ao Brasil, Rubens já está de olho em Gramado, trazendo na bagagem uma apurada e atualizada percepção do tipo de cinema que tem ganhado as telas e as premiações internacionalmente.
Entre um voo e outro também está Marcos Santuario, que recentemente participou de mais uma edição do Festival de Cine de Punta del Este, no Uruguai. Observando no evento a repercussão latina de filmes exibidos na última edição de Gramado, como “Aquarius”, “Elis” e “El Mate”, Santuario acompanhou localmente a movimentação da imprensa e de cineastas latinos, já trabalhando a prospecção de presenças em potencial para o Festival de Gramado.
Nome internacional da curadoria, a argentina Eva Piwowarski aprofunda sua vivência com a cinematografia latina ao marcar presença em eventos do gênero que conversam diretamente com Gramado, a exemplo do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, realizado na cidade de Havana, em Cuba. Levando Gramado a eventos internacionais desse porte, Eva reforça o reconhecimento ao Festival de Cinema, que, desde 2012, também vem ampliando a sua safra latina em número de países participantes e de produções inscritas.
Consolidação e planejamento
Pelo quinto ano consecutivo, a Gramadotur está à frente da realização do evento. A consolidação do trabalho com o Festival de Cinema agora se une a um planejamento mais antecipado da autarquia. “Estamos iniciando mais cedo a organização interna do Festival. Essa é uma edição histórica e de grande responsabilidade para a Gramadotur. Poucos eventos cinematográficos ou culturais têm esse histórico e essa repercussão. Hoje o Festival de Gramado já é reconhecido como um dos mais relevantes da América Latina e isso nos coloca ainda em maior evidência. Gramado se profissionaliza ainda mais para fazer dessa uma edição inesquecível”, conta o diretor de eventos da autarquia Enzo Arns.