Com Os Eternos de 2019, o ano chega ao fim, junto dessa década, marcada pela nostalgia. Em 2011, obras como “Meia Noite em Paris” e “A Invenção de Hugo Cabret” deixaram o ingênuo sentimento de que o melhor já tinha passado, o que estava por vir era apenas produto da frustração de viver na época errada. De lá pra cá, a nostalgia pautou-se como estética, os anos 80, 90, 2000 foram homenageados de formas exaustivas, não nos atemos ao perigo dessas sensações. A originalidade acabou se tornando escassa. Porém, vários relances de criatividade nós trouxeram realizadores bastante interessantes, caso de Denis Villeneuve, Céline Sciamma, Jordan Peele… por aí vai.
Em meio a ascensão de um governo brasileiro autoritário, que tem como inimigo a cultura e o cinema, o início do desmonte das políticas públicas de incentivo e da indústria audiovisual se deu com uma das décadas mais promissoras para o cinema nacional. 2019 mesmo foi um dos anos com mais estreias de filmes nacionais, fazendo a simples ida ao cinema para ver uma obra nacional um ato de resistência e resiliência. As políticas de desconstrução ao cinema devem ser sentidas com maior intensidade nos próximos anos, porém, este ano deixamos claro que não aceitaremos retrocessos de braços cruzados.
Enfim, 2019 foi um ano plural, vivenciamos nas telas temáticas em evidência da tal “modernidade”: a crise dos refugiados; a falta de identidade num mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras; a questão da masculinidade tóxica versus o empoderamento feminino; as afirmações das minorias; a ascensão da era do streaming, em detrimento da política dos estúdios cada vez mais limitador; o monopólio crescente da Disney e seus reflexos na cultura de massa… Enfim, tantas questões que devem ainda se desenvolver ao longo da próxima década. Ciente de que o cinema deve acompanhar tais transformações e ser uma forma libertária de expressão e representação.
Lembrando que para a formação da lista dos Eternos de 2019 contabilizamos, como de praxe dos outros anos, apenas os filmes lançados comercialmente, seja nos cinemas ou em streaming e afins, no Brasil no ano corrente de 2019.
Daqui do Cine Eterno a certeza que acompanharemos o melhor – e pior – que o Cinema tem a oferecer. Estamos juntos, feliz 2020!!
Os Eternos de 2019 (Pela Equipe):
MELHOR FILME:
“Assunto de Família“, de Hirokazu Kore-eda
TOP 9:
2. “Bacurau“, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
3. “Guerra Fria“, Paweł Pawlikowski
4. “Em Trânsito“, de Christian Petzold
5. “Parasita“, de Bong Joon-ho
6. “Suspiria – A Dança do Medo”, de Luca Guadagnino
7. “Se a Rua Beale Falasse“, de Barry Jenkins
8. “A Vida Invisível“, de Karim Aïnouz
9. “O Irlandês”, de Martin Scorsese
10. “História de Um Casamento”, de Noah Baumbach e “Temporada“, de André Novais Oliveira
MELHOR ATOR:
Antonio Banderas, “Dor e Glória”
MELHOR ATRIZ:
Sakura Andô, “Assunto de Família“
MELHOR DIREÇÃO:
Paweł Pawlikowski, “Guerra Fria”
MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Kang-ho Song, “Parasita“
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Regina King, “Se a Rua Beale Falasse“
MELHOR ELENCO:
“História de Um Casamento”
MELHOR ROTEIRO:
Christian Petzold, “Em Trânsito”
MELHOR FOTOGRAFIA:
Łukasz Żal, “Guerra Fria“
MELHOR TRILHA SONORA:
Thom Yorke, “Suspiria – A Dança do Medo”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO:
“Suspiria – A Dança do Medo”
MELHOR FIGURINO:
Giulia Piersanti, “Suspiria – A Dança do Medo”
MELHOR EDIÇÃO:
Bettina Böhler, “Em Trânsito“
INFERNO DO ANO:
“Green Book – O Guia“, de Peter Farrelly
Eduardo Gomes:
Melhores Filmes do Ano:
- “Em Trânsito”, de Christian Petzold
- “Assunto de Família”, de Hirokazu Kore-eda
- “Temporada”, de André Novais Oliveira
- “Suspiria – A Dança do Medo”, de Luca Guadagnino
- “Amor Até às Cinzas”, de Jia Zhangke
- “Synonymes”, de Nadav Lapid
- “Parasita”, de Bong Joon-ho
- “Guerra Fria”, de Paweł Pawlikowski
- “Vermelho Sol”, de Benjamín Naishtat
- “História de um Casamento”, de Noah Baumbach
- “O Irlandês”, de Martin Scorsese
- “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
- “Era uma vez em… Holywood”, de Quentin Tarantino
- “No Coração do Mundo”, de Gabriel Martins e Maurilio Martins
- “Se a Rua Beale Falasse”, de Barry Jenkins
- “Peterloo”, de Mike Leigh
- “A Noite Amarela”, de Ramon Porto Mota
- “Diz a Ela Que Me Viu Chorar”, de Maíra Bühler
- “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz
- “Vidro”, de M. Night Shyamalan
- “Um Dia de Chuva em Nova York”, de Woody Allen
- “Entre Facas e Segredos”, de Rian Johnson
- “Deslembro”, Flávia Castro
- “Perdi Meu Corpo”, de Jérémy Clapin
- “O Paraíso Deve Ser Aqui”, de Elia Suleiman
Melhor Atriz:
- Grace Passô, “Temporada”
- Scarlett Johansson, “História de Um Casamento”
- Zhao Tao, “Amor até as Cinzas”
- Lupita Nyong, “Nós”
- Dakota Johnson, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Sakura Andô, “Assunto de Família”
Melhor Ator:
- Adam Driver, “História de Um Casamento”
- Antonio Banderas, “Dor e Glória”
- Robert Redford, “Um Ladrão com Estilo”
- Clint Eastwood, “A Mula”
- Marco Nanini, “Greta”
- Daniel Craig, “Entre Facas e Segredos”
Melhor Atriz Coadjuvante:
- Tilda Swinton, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Laura Dern, “História de Um Casamento”
- Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”
- Eliane Giardini, “Deslembro”
- Cherry Jones, “Um Dia de Chuva em Nova York”
- Paula Beer, “Em Trânsito”
Melhor Ator Coadjuvante:
- Samuel L. Jackson, “Vidro”
- Udo Kier, “Bacurau”
- Brad Pitt, “Era uma Vez em… Holywood”
- Kang-ho Sang, “Parasita”
- Richard E. Grant, “Poderia me Perdoar?”
- Alan Alda, “História de Um Casamento”
Melhor Elenco:
- “História de Um Casamento”
- “Parasita”
- “No Coração do Mundo”
- “Entre Facas e Segredos”
- “Downton Abbey – O Filme”
- “Assunto de Família”
Melhor Direção:
- Christian Petzold, “Em Trânsito”
- Paweł Pawlikowski, “Guerra Fria”
- Bong Jo-Hoo, “Parasita”
- Gabriel e Maurício Martins, “No Coração do Mundo”
- Noah Baumbach, “História de Um Casamento”
- Nadine Labaki, “Cafarnaum”
Melhor Roteiro:
- Christian Petzold, “Em Trânsito”
- Noah Baumbach, “História de Um Casamento”
- Nadav Lapid & Haim Lapid, “Synonymes”
- André Novais Oliveira, “Temporada”
- Steve Zaillian, “O Irlandês”
- David Kajganich, “Suspiria – A Dança do Medo”
Melhor Fotografia:
- Sayombhu Mukdeeprom, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Hans Fromm, “Em Trânsito”
- Łukasz Żal, “Guerra Fria”
- Hélène Louvart, “A Vida Invisível”
- Claire Mathon, “Atlantique”
- Pedro Sotero, “Vermelho Sol”
Melhor direção de Arte:
- “Suspiria – A Dança do Medo”
- “Downton Abbey – O Filme”
- “Fé Corrompida”
- “Era Uma Vez em… Hollywood”
- “A Vida Invisível”
- “Guerra Fria”
Melhor Figurino:
- Giulia Piersanti, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Susannah Buxton, Rosalind Ebbutt, Caroline McCall, Anna Robbins, “Downton Abbey – O Filme”
- Ola Staszko, “Guerra Fria”
- Sandy Powell, “A Favorita”
- Christopher Peterson, Sandy Powell, “O Irlandês”
- Khadija Zeggaï, “Synonymes”
Melhor Edição:
- Neta Braun, François Gédigier, Era Lapid, “Synonymes”
- Bettina Böhler, “Em Trânsito”
- Jinmo Yang, “Parasita”
- Jarosław Kamiński, “Guerra Fria”
- Walter Fasano, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Thelma Schoonmaker, “O Irlandês”
Melhor Trilha Sonora:
- Thom Yorke, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Nicholas Britell, “Se a Rua Beale Falasse”
- John Williams, “Star Wars: A Ascensão Skylwaker”
- Hildur Guðnadóttir, “Coringa”
- Mateus Alvez, Tomas Alves Souza, “Bacurau”
- Randy Newman, “História de Um Casamento”
Pior Filme:
- “Green Book – O Guia”, de Peter Farrelly
- “Ma”, de Tate Taylor
- “O Juízo”, de Andrucha Waddington
- “After”, de Jenny Gage
- “X-Men: Fênix Negra”, de Simon Kinberg
- “IO”, de Jonathan Helpert
Renan Santos:
Melhores Filmes do Ano:
- “Guerra Fria”, de Paweł Pawlikowski
- “Assunto de Família”, de Hirokazu Kore-eda
- “Fé Corrompida”, de Paul Schrader
- “Em Trânsito”, de Christian Petzold
- “Parasita”, de Bong Joon-ho
- “As Golpistas”, de Lorene Scafaria
- “O Favorito”, de Jason Reitman
- “Ad Astra – Rumo às Estrelas”, de James Gray
- “John Wick 3 – Parabellum”, de Chad Stahelski
- “Suspiria – A Dança do Medo”, de Luca Guadagnino
- “Se a Rua Beale Falasse”, de Barry Jenkins
- “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz
- “Atlantique”, de Mati Diop
- “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
- “A Favorita”, de Yorgos Lanthimos
- “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar
- “História de Um Casamento”, de Noah Baumbach
- “O Irlandês”, de Martin Scorsese
- “El Camino: A Breaking Bad Movie”, de Vince Gilligan
- “A Madeline de Madeline”, de Josephine Decker
- “Vox Lux – O Preço da Fama”, de Brady Corbert
- “Uma Mulher Alta”, de Kantemir Balagov
- “Perdi Meu Corpo”, de Jérémy Clapin
- “Homem-Aranha no Aravanhaverso”, de Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman
- “High Flying Bird”, de Steven Soderbergh
Melhor Atriz:
- Joanna Kulig, “Guerra Fria”
- Sakura Andô, “Assunto de Família”
- Carol Duarte e Julia Stockler, “A Vida Invisível”
- Olivia Colman, “A Favorita”
- Viktoria Miroshnichenko, “Uma Mulher Alta”
- Constance Wu, “As Golpistas”
Melhor Ator:
- Ethan Hawke, “Fé Corrompida”
- Antonio Banderas, “Dor e Glória”
- Robert De Niro, “O Irlandês”
- Tomasz Kot, “Guerra Fria”
- Hugh Jackman, “O Favorito”
- Aaron Paul, “El Camino: A Breaking Bad Movie”
Melhor Atriz Coadjuvante:
- Regina King, “Se a Rua Beale Falasse”
- Jennifer Lopez, “As Golpistas”
- Paula Beer, “Em Trânsito”
- Tilda Swinton, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Natalie Portman, “Vox Lux – O Preço da Fama”
- Rachel Weisz, “A Favorita”
Melhor Ator Coadjuvante:
- Al Pacino, “O Irlandês”
- Joe Pesci, “O Irlandês”
- Kang-ho Song, “Parasita”
- Bryan Tyree Henry, “Se a Rua Beale Falasse”
- Richard E. Grant, “Poderia Me Perdoar?”
- Anthony Hopkins, “Dois Papas”
Melhor Elenco:
- “Assunto de Família”
- “Parasita”
- “Bacurau”
- “História de Um Casamento”
- “O Irlandês”
- “Entre Facas e Segredos”
Melhor Direção:
- Paweł Pawlikowski, “Guerra Fria”
- Bong Joon-ho, “Parasita”
- Hirokazu Kore-eda, “Assunto de Família”
- Paul Schrader, “Fé Corrompida”
- Christian Petzold, “Em Trânsito”
- Lorene Scafaria, “As Golpistas”
Melhor Roteiro:
- Christian Petzold, “Em Trânsito”
- Bong Joon Ho e Jin Won Han, “Parasita”
- Matt Bai & Jay Carson & Jason Reitman, “O Favorito”
- Barry Jenkins, “Se a Rua Beale Falasse”
- Mati Diop & Olivier Demangel, “Atlantique”
- Noah Baumbach, “História de Um Casamento”
Melhor Direção de Fotografia:
- Łukasz Żal, “Guerra Fria”
- Hélène Louvart, “A Vida Invisível”
- Claire Mathon, “Atlantique”
- Hoyte van Hoytema, “Ad Astra – Rumo às Estrelas”
- Kyung-pyo Hong, “Parasita”
- Sayombhu Mukdeeprom, “Suspiria – A Dança do Medo”
Melhor Design de Produção:
- “Parasita”
- “Suspiria – A Dança do Medo”
- “Guerra Fria”
- “Ad Astra – Rumo às Estrelas”
- “Fé Corrompida”
- “John Wick 3 – Parabellum”
Melhor Figurino:
- Sandy Powell, “A Favorita”
- Giulia Piersanti, “Suspiria – “ A Dança do Medo”
- Ola Staszko, “Guerra Fria”
- Olga Smirnova, “Uma Mulher Alta”
- Albert Wolsky, “Ad Astra – Rumo às Estrelas”
- Se-yeon Choi, “Parasita”
Melhor Edição:
- Bettina Böhler, “Em Trânsito”
- Jarosław Kamiński, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Jinmo Yang, “Parasita”
- Benjamin Rodriguez Jr., “Fé Corrompida”
- Walter Fasano, “Guerra Fria”
- Hirokazu Kore-eda, “Assunto de Família”
Melhor Trilha Sonora:
- Thom Yorke, “Suspiria – A Dança do Medo”
- Nicholas Britell, “Se a Rua Beale Falasse” e “Vice”
- Scott Walker, “Vox Lux – O Preço da Fama”
- Max Richter, “Ad Astra – Rumo às Estrelas”
- Hildur Guðnadóttir, “Coringa”
- Fatima Al Qadiri, “Atlantique”
Infernos:
- “X-Men: Fênix Negra”, de Simon Kinberg
- “Green Book – O Guia”, de Peter Farrelly
- “IO”, de Jonathan Helpert
- “O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio”, de Tim Miller
- “Happy Hour – Verdades e Consequências”, Eduardo Albergaria
Márcio Picoli:
Melhores Filmes do Ano:
- “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
- “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz
- “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro
- “Temporada”, de André Novais Oliveira
- “Meu Nome é Daniel”, de Daniel Gonçalves
- “A Sombra do Pai”, de Gabriela Amaral
- “No Coração do Mundo”, de Gabriel Martins e Maurilio Martins
- “Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”, de Marcelo Gomes
- “A Noite Amarela”, de Ramon Porto Mota
- “Sócrates”, de Alexandre Moratto
- “Parasita”, de Bong Joon-ho
- “Cafarnaum”, de Nadine Labak
- “Se a Rua Beale Falasse”, de Barry Jenkins
- “Varda por Agnes”, de Agnès Varda
- “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar
- “Diz a Ela que me Viu Chorar”, de Maíra Bühler
- “Entre Facas e Segredos”, de Rian Johnson
- “Bixa Travesti”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman
- “Suspiria – A Dança do Medo”, de Luca Guadagnino
- “Deslembro”, de Flávia Castro
- “Morto Não Fala, de Dennison Ramalho
- “Greta”, de Armando Praça
- “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra
- “Coringa”, de Todd Phillips
- “Ad Astra – Rumo às Estrelas”, de James Gray