Acompanhando a prévia que lançamos sobre os possíveis nove semifinalistas para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2015, chegou a vez de arriscar os palpites para Melhor Animação. Ainda que seja bem mais fácil prever do que em nossa lista anterior, existem sempre aquelas produções inéditas e ainda pouco divulgadas por aqui que tem chances de surpreender e entrar na lista competindo de frente com os grandes estúdios. Felizmente, esse foi um grande ano para as animações e é um dos poucos em que parece evidente ter cinco nomes de peso para entrar na corrida. Em anos mais fracos, a categoria pode ter seu número de indicados reduzidos para três. Selecionamos agora, oito nomes em ordem de relevância:

 

08. As Aventuras de Peabody & Sherman

.

peabody e sherman

Ainda que seja bastante improvável seu aparecimento na lista de cinco finalistas, muito devido ao seu fraco desempenho nas bilheterias, “As Aventuras de Peaboy & Sherman” pode surpreender. Produzida pela DreamWorks e com o mesmo diretor do fenômeno “O Rei Leão”, o filme conquistou as crianças e até parte da crítica com as aventuras de um garoto e seu cachorro.

.

07. Festa no Céu

.

book life

Produzida pelo ótimo Guillermo del Toro, de “O Labirinto do Fauno” e “Círculo de Fogo“, a animação conta a história de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as vontades da família ou seguir seu coração. Antes de tomar a decisão acaba por embarcar em três mundos fantásticos: o dos vivos, dos esquecidos e dos lembrados. Primoroso visualmente, deverá acabar de fora da lista mais pela forte concorrência do que pela falta de méritos.

.

06. Rock in my Pockets

.

rock in my

Essa animação também é a representante da Letônia na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Seria uma grata surpresa ver a acadêmia indicar uma animação tão pessoal quanto essa, que mergulha em uma depressão que tem assombrado três gerações de uma família de cineastas, incluindo a própria diretora.

.

05. Os Boxtrolls

.

boxtrolls

Da parceria entre Laika e Focus Features, que já apresentou os ótimos ParaNorman e Coraline e o Mundo Secreto, “Os Boxtrolls” é o nome que mais briga com os filmes citados acima pela quinta vaga. Cheio de mensagens para o público infantil, a produção é baseada no livro “Here Be Monsters” e  mistura stop-motivon, desenho à mão e computação gráfica.

.

04. O Conto da Princesa Kaguya

.

conto da princesaaa

Baseado em um popular conto chinês, o longa-metragem trás uma jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles o imperador. Sem interesse por nenhum deles, ela os envia para tarefas arriscadas e impossíveis na tentativa de adiar sua escolha. O filme é dirigido por Isao Takahata, um co-fundador do estúdio Ghibli, nome de relevância na academia e que teve seu principal nome Hayao Miyazaki, agraciado com o último Oscar Honorário.

.

03. Operação Big Hero 6

.

big hero6

Bastante comentada e desde já um sucesso de bilheteria, a animação da Disney ( vencedora do último Oscar por “Frozen” ) é uma adaptação das HQs da Marvel. O filme é cheio de personagens marcantes, entre eles seu protagonista Hiro, um garoto de 14 anos gênio em robótica, que passa maior parte do seu tempo desenvolvendo robôs para lutar no submundo de San Fransokyo.

.

02. Uma Aventura Lego

.

 lego moviee2

Os brinquedos mais famosos do mundo ganharam uma animação a sua altura e que fez valer toda sua inventividade. Desde sua estreia no início do ano é muito comentado o seu favoritismo para o prêmio e mesmo tendo ganhado alguns rivais com o tempo, ainda é um nome forte. Dos mesmos diretores de “Tá Chovendo Hamburguer”, o filme mostra Emmet, um cara comum, que é confundido como sendo o construtor mestre, o único que pode salvar o universo. Com a ajuda de um velho místico, uma mulher difícil e do Batman, Emmet vai lutar para derrotar o mal que quer destruir o universo LEGO.

.

01. Como Treinar o Seu Dragão 2

.

how to train

“Como Treinar o Seu Dragão”, foi considerado o melhor filme da DreamWorks desde o sucesso “Shreck”. Indicado também como Melhor Trilha Sonora, acabou perdendo a categoria de Melhor Animação para o incrível Toy Story 3, da sua rival Pixar. Segundo muitos superior ao primeiro, essa continuação parece ser a grande favorita e a chance de ouro da academia de premiar a belíssima história de Soluço e seu amigo dragão.

.

.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.