Segunda edição do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual acontece no dia 4 de Julho

A ANCINE realiza no próximo dia 4 de Julho,em parceria com o SESC-SP, o segundo Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual.

Idealizado pela diretora da ANCINE, Debora Ivanov, e planejado pela Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da Agência, o seminário apresentará estudos e iniciativas em distintas dimensões, abarcando tanto ações da sociedade civil quanto contribuições das empresas para a promoção da igualdade de gênero no audiovisual.

Esse ano o evento buscará, ainda, abordar práticas inclusivas no âmbito da TV e da publicidade.

Esta segunda edição contará com duas influentes ativistas estadunidenses que militam pela causa:

  • Fanshen Cox DiGiovanni– atriz, dramaturga e produtora.

Ela em se destacado como porta-voz da utilização da arte como forma de promover diversidade e abordar questões de identidade racial.

É uma das criadoras do “Inclusion Rider”, iniciativa promovida pela Annenberg School for Communication and Journalism, da Universidade da Califórnia do Sul e responsável pela área de Parcerias Estratégicas na produtora “Pearl Street Films”, fundada por Ben Affleck e Matt Damon.

O “Inclusion Rider”, citado pela Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime) em seu discurso no Oscar esse ano, é uma “cláusula de equidade”, que os atores podem exigir como parte de seu contrato, estipulando que a narrativa do filme e as equipes de trabalho por trás dele reflitam a diversidade existente na sociedade.

O objetivo é, por meio desse instrumento jurídico, se contrapor aos vieses existentes no processo de seleção e contratação de elenco e de funções artísticas-chave na indústria audiovisual.

  • Mercedes Cooper – Diretora de Marketing da ARRAY.

ARRAY é uma empresa e coletivo de arte com sede em Los Angeles, fundada pela cineasta Ava Duvernay em 2010, com a missão de ampliar o alcance de filmes produzidos por mulheres e pessoas de cor.

Como Diretora de Marketing da ARRAY, Mercedes Cooper desenvolveu as campanhas de marca e de promoção de 17 filmes independentes, incluindo a do vencedor do prêmio de melhor direção do festival de Sundance em 2012, Middle of Nowhere, e a do relançamento do vencedor do prêmio FIPRESCI do Festival de Berlim em 1983, Ashes and Embers.

Além disso, Mercedes Cooper gerencia a iniciativa ARRAY@TheBroad, voltada para a exibição de uma série de filmes clássicos e contemporâneos que exploram a intersecção entre arte, história e identidade cultural.

Após a apresentação individual das convidadas internacionais no painel “Sociedade Civil e Empresas em Prol da Diversidade – A experiência norte-americana”, o Seminário seguirá com mais quatro mesas:

  1. Panorama da diversidade na TV e no Vídeo por Demanda;
  2. Panorama da diversidade na publicidade brasileira;
  3. Mudando a percepção sobre o assédio;
  4. Apresentação e assinatura do Pacto Anti-Assédio do setor audiovisual.

Os encontros contarão com a participação de cineastas, roteiristas, representantes dos movimentos feministas “Think Eva”; “Think Olga”; “Freethebid”; “More Girls” e Plataforma Hysteria; além de representantes de empresas do mercado audiovisual como Canal Brasil, Netflix, GNT, Viva e Globo Mais; e de advogados do setor.

A inscrição para participar do evento gratuito pode ser feita no site do SESC-SP. As vagas são limitadas.

O Seminário antecede a abertura do 1º FIM – Festival Internacional de Mulheres, que ocorrerá de 04 a 11 de Julho e contará com duas mostras competitivas e programas especiais com filmes sobre protagonismo feminino.

Serviço – 2ª Edição Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual

Data: quarta-feira, 4 de julho
Local: Cine SESC – SP (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César)

Horário: 9h30 às 18h

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.