Terceiro longa do pernambucano Cláudio Assis, Febre do Rato estreia no Canal Brasil na próxima terça, dia 26, às 22h.

A expressão que dá nome à produção é utilizada no nordeste para indicar algo fora de controle.

Nos subúrbios pobres do Recife, o cineasta insere personagens aparentemente descontrolados para analisar e investigar os costumes mais primitivos do ser humano em um lugar onde arte, anarquia e sexualidade são explorados livremente.

É estrelado por Irandhir Santos (Aquarius), Nanda Costa, Matheus Nachtergaele (Zama, Mãe Só Há Uma), Juliano Cazarré, Ângela Leal, Mariana Nunes e Maria Gladys.

O filme conquistou três troféus Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – melhor filme pelo júri popular, roteiro original e atriz coadjuvante – e oito prêmios no Festival de Cinema de Paulínia.

Febre do Rato é o nome do pequeno jornal produzido artesanalmente por Zizo (Irandhir Santos), um poeta marginal morador de uma região pobre do Recife.

Dedicado e com grande apreço pelo seu trabalho, ele publica seus escritos com orgulho e declama seus versos em mesas de bar e largos com grande louvor, chamando a atenção de quem está ao redor realizando verdadeiras performances em praça pública.

As ideias do protagonista são tão anárquicas quanto seu modo de encarar a vida.

Ele preza por uma grande liberdade na rotina e sexual, fugindo de rótulos e valorizando o livre arbítrio de todos.

Seu cotidiano sem amarras começa a ruir, no entanto, quando ele conhece Eneida (Nanda Costa), por quem rapidamente se interessa apesar das constantes negativas da moça.

Cláudio Assis opta por uma fotografia em preto e branco – assinada por Walter Carvalho (O Filme da Minha Vida) – para apagar o brilho da colorida Recife e oferecer uma tonalidade ríspida à capital pernambucana.

O diretor foca grande parte de sua atenção no comportamento humano a partir das relações sexuais – traço marcante também em Amarelo Manga (2002) e Baixio das Bestas (2006), seus dois primeiros longas-metragens.

Para um olhar desatento, o protagonista poderia ser uma vítima simbólica da febre do rato, como alguém completamente despido da realidade e do convívio em sociedade, mas a direção opta pelo caminho oposto, trazendo lucidez ao comportamento liberal do papel.

Entre versos, lascívia, pobreza e anarquia, um retrato cru da batalha de um homem solitário contra a opressão do sistema.

FEBRE DO RATO (2012) (110’)

Horário: Terça, dia 26, às 22h
Horário alternativo: Sábado, dia 30, à 0h
Classificação: 18 anos
Direção: Cláudio Assis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.