Título Original: The Longest Ride

Direção: George Tillman Jr.

Roteiro: Craig Bolotin

Elenco: Britt Robertson, Scott Eastwood, Alan Alda, Jack Huston, Oona Chaplin

Produção: Nicholas Sparks, Wyck Godfrey, Marty Bowen e Theresa Park

Estreia Mundial: 10 de Abril de 2015

Estreia no Brasil: 30 de Abril de 2015

Gênero: Nicholas Sparks Drama

Duração: 123 minutos

Classificação Indicativa: 12 Anos

The-Longest-Ride-4-Oona-Chaplin-and-Jack-Huston

Mais um Nicholas Sparks; mais um drama previsível sobre duas pessoas que se apaixonam e que tem de enfrentar as dificuldades para conseguirem viver felizes para sempre; mais um filme de baixo orçamento com “atores em ascensão”; mais e mais clichês. Uma Longa Jornada é o décimo longa baseado em obras do autor, é a décima vez que acompanhamos as suas histórias requentadas e é a décima vez que eu saio do cinema com vontade de morrer.

Às vezes eu começo a imaginar como que Sparks monta suas histórias. Deve ser um brainstorm com ele mesmo muito interessante:

Nicholas Sparks

Bem, vamos a minha nova história! Um casal?

Nicholas Sparks (subconsciente)

Não, só um é muito pouco. Vamos mudar um pouco e por dois! Por que não?

Nicholas Sparks

Então, dois casais! Ao mesmo tempo?

Nicholas Sparks (subconsciente)

Tá louco? Vamos fazer em linhas temporais diferentes, mas se unindo de alguma forma. Deixa eu pensar.

Nicholas Sparks

Já sei! Cartas!

Nicholas Sparks (subconsciente)

Que ótima ideia! Só usamos isso uma vez, né? Ninguém vai lembrar

Nicholas Sparks

Já pensei em tudo. Ela vai ser toda mulher moderna, cheia de atitude, estudiosa e Ele vai ser um caipira gostosão que vai mexer com o coração dela. Até que um dia eles salvam um velhinho de um acidente. Esse senhor vai estar cheio de cartas para o seu antigo amor.

Nicholas Sparks (subconsciente)

Ótimo! Vai ser um sucesso! Não, espera. Caipira, não. Ele pode até curtir fazenda, mas acho que ele tem que ser mais cool. Que tal ele ser um montador de touros campeão?

Nicholas Sparks

Maravilha. Vou derreter a mulherada, ainda mais que ele pode ser aqueles bem românticos…

The-Longest-Ride-8-Scott-Eastwood

Bem, a história é tão boba que poderia, sem problema nenhum, ter sido pensada desse jeito. Não tem absolutamente nada de novo, é uma mistura de todos os clichês do gênero aliados a uma péssima construção. Bem, como eu não li o livro, vou me ater ao roteiro e os seus problemas. Se tem uma coisa que exige talento em cinema, é flashback. Na literatura é mais tranquilo fazer trucagens com o tempo, mas, na sétima arte, são poucos os realizadores que dominam essa técnica com perfeição e o diretor George Tillman Jr. não consegue essa façanha em Uma Longa Jornada. As transições não são sutis e, em certos momentos, as histórias não andam, personagens são esquecidos e vira uma bagunça narrativa.

Por outro lado, a química do casal protagonista (Scott Eastwood e Britt Robertson) é a grande surpresa e, de certa forma, salvação da fita. Scott, que se parece muito com seu pai quando era novo, consegue convencer no papel de homem das antigas, ao passo que a Robertson esbanja simpatia para todos os lados. Infelizmente seus personagens por serem muito mal construídos, acabam prejudicando as suas atuações.

the-longest-ride

Uma Longa Jornada, enfim, é mais um Nicholas Sparks para a gente esquecer. Não tem nada que nunca tenhamos visto antes e é tão chato quanto as outras produções. Mas, ok, é sucesso e tem mais um filme confirmado para ano que vem. Vamos continuar dando chances; dizem que a prática faz a perfeição. Porém acho que isso se aplica cada vez menos ao autor.

TRAILER LEGENDADO

About the author

Editor-Chefe do Cine Eterno. Estudante apaixonado pelo universo da sétima arte. Encontra no cinema uma forma de troca de experiências, tanto pelas obras que são apresentadas, quanto pelas discussões que cada uma traz. Como diria Martin Scorsese "Cinema é a importância do que está dentro do quadro e o que está fora".

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.