A American Society of Cinematographers, em português algo como Sociedade Americana de Diretores de Fotografia, divulgou os indicados às categorias de Televisão de sua premiação, o ASC Awards, que em 2017 chega a sua 31ª edição.
Os indicados às categorias de Cinema serão revelados somente em 10 de Janeiro. Já a cerimônia de premiação ocorre num sábado, dia 04 de Fevereiro de 2017.
Confira a lista de indicados :
- Série Regular para Televisão Não-Comercial:
John Conroy por Penny Dreadful, “The Day Tennyson Died” (Showtime)
David M. Dunlap por House of Cards, “Chapter 45” (Netflix)
Anette Haellmigk por Game of Thrones, “Book of the Stranger” (HBO)**
Neville Kidd por Outlander, “Prestonpans” (Starz)
Fabian Wagner, BSC por Game of Thrones, “Battle of the Bastards” (HBO)**
- Série Regular para Televisão Comercial:
Tod Campbell por Mr. Robot, “eps2.0_unm4sk-pt1.tc” (USA)
John Grillo por Preacher, “Finish the Song” (AMC)
Kevin McKnight por Underground, “The Macon 7” (WGN)
Christopher Norr por Gotham, “Wrath of the Villains: Mr. Freeze” (Fox)***
Richard Rutkowski por Manhattan, “Jupiter” (WGN)****
- Filme, Minissérie ou Piloto para Televisão:
Balazs Bolygo, HSC, BSC por Harley and the Davidsons, “Amazing Machine” (Discovery)*
Paul Cameron, ASC por Westworld, “The Original” (HBO)****
Jim Denault, ASC por Até o Fim (HBO)
Alex Disenhof por The Exorcist, “Chapter One: And Let My Cry Come Unto Thee” (Fox)
Igor Martinovic por The Night Of, “Subtle Beast” (HBO)
*Bolygo é um vencedor anterior por um episódio de Hunted em 2013.
**Haellmigk e Wagner estão ambos recebendo suas terceiras indicações por Game of Thrones, com Haellmigk tendo sido anteriormente indicado pela série em 2014 e 2015, e Wagner em 2015 e 2016.
***Esta é a terceira indicação consecutiva de Norr por seu trabalho em Gotham.
****Rutkowski recebe sua segunda indicação por Manhattan, tendo sido indicado em 2015, assim como Cameron, que foi indicado em 2005 pelo filme Colateral.
A American Society of Cinematographers foi fundada em Hollywood em 1919, com a dupla finalidade de avançar a arte e ciência da cinematografia e reunir diretores de fotografia para trocar ideias, discutir técnicas e promover a imagem em movimento como uma forma de arte -uma missão que continua até hoje.