Os longas-metragens da mostra Novos Olhares trazem maior radicalidade em suas propostas estéticas. Este ano, compõem a mostra seis filmes, sendo dois deles produções brasileiras.
“A Cidade dos Abismos”, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, teve sua estreia mundial no IndieLisboa 2021. O longa mostra três jovens de origens distintas, unidos por um assassinato em uma São Paulo hostil e fragmentada; a coprodução Brasil/Alemanha “Virar Mar”, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, transita entre as terras desérticas do sertão brasileiro e as paisagens de Dithmarschen, no norte da Alemanha, uma região sujeita a inundações, construindo uma reflexão sobre alterações climáticas e a observação do cotidiano.
“Crime Culposo”, de Shahram Mokri, mostra quatro homens que decidem incendiar um teatro e recriar, 40 anos depois, os atentados a cinemas que mataram centenas de pessoas e foram realizados para derrubar o rigime do Xá no Irã. O longa foi exibido na mostra Horizontes do Festival de Veneza em 2020; o argentino “Esqui”, de Manque La Banca, exibido no FIDMarseille, mostra o universo oculto das relações de trabalho que se geram durante a alta temporada de esqui na Patagônia argentina; “Rock Bottom Riser”, de Fern Silva traz imagens de vulcões havaianos jorrando lava e fez parte da seleção do Festival de Berlim 2021; Também exibido no Festival de Berlim, “Tzarevna Descamada”, da diretora russa Uldus Bakhtiozina, traz um caleidoscópio de contos de fadas e mitos russos. Um passeio visual pela cultura russa e seu passado histórico.
Mostra Novos Olhares | Longas:
A CIDADE DOS ABISMOS
Priscyla Bettim, Renato Coelho | Brasil, 2021, 97’
CRIME CULPOSO / JENAYAT-E BI DEGHAT
Shahram Mokri | Irã, 2020, 134’
ESQUI/ ESQUÍ
Manque La Banca | Argentina, 2021, 74’
ROCK BOTTOM RISER
Fern Silva | Estados Unidos da América, 2021, 70’
TZAREVNA DESCAMADA / DOCH RYBAKA
Uldus Bakhtiozina | Rússia, 2021, 69’
VIRAR MAR
Philipp Hartmann, Danilo Carvalho | Alemanha, Brasil, 2021, 75’