Convidados Internacionais Confirmam Presença na 23ª Mostra Tiradentes

Convidados Internacionais, de Olho no Cinema Brasileiro, Confirmam Presença na 23ª Mostra Tiradentes

Contar com convidados internacionais, recebendo importantes nomes do cenário audiovisual mundial para acompanharem o evento, já é tradição a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Atuando como “olheiros” privilegiados, os convidados têm a oportunidade de conhecer em primeira mão o cinema brasileiro contemporâneo que ganha as telas na Mostra. Graças a essas presenças, vários dos filmes exibidos, entre longas e curtas-metragens, passam a ser discutidos, comentados, recomendados e debatidos em outros espaços, extrapolando os limites de seus próprios territórios.

Em 2020, na 23a edição da Mostra de Tiradentes, estarão presentes cinco convidados internacionais, representando festivais, instituições e publicações de várias partes do mundo.

De Portugal vem Miguel Valverde, curador do Indie Lisboa, codiretor da Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português, professor de Promoção de Cinema no Instituto Politécnico ESAD e de Cinema Experimental na Universidade Nova de Lisboa.

Da Espanha, a presença é de Nuria Cubas, diretora artística do Filmadrid – Festival Internacional de Cinema de Madri. Ela também faz parte do comitê de seleção do Punto de Vista – Festival Internacional de Documentário de Navarra, desde 2018.

A Argentina estará representada por três nomes. Uma das presenças é de Paola Buontempo, programadora do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata. Formada em artes audiovisuais, ela teve seus curtas-metragens “Las Instancias del Vértigo” (2010), “Los Animales” (2012) e “Las Fuerzas” (2018) exibidos em festivais como Cinéma du Réel, BAFICI, FIC Valdivia, La Habana, Festival de Imagens, entre outros.

Também da Argentina vem o crítico de cinema Roger Koza, curador do Filmfest Hamburgo (Alemanha) e da Vienalle – Festival Internacional de Cinema de Viena (Áustria). Membro da Fipresci (Associação Internacional de Críticos de Cinema), trabalha no jornal “La Voz Del Interior”, publicado em Córdoba, e têm textos regularmente publicados nas revistas “Ñ”, “Quid” e no site “Con los Ojos Abiertos”. Koza ainda é diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Cosquín e tem várias participações em júris, inclusive compondo o Júri da Crítica da Mostra Aurora em Tiradentes no ano de 2019.

Segundo relata Koza, “A Mostra de Tiradentes é um lugar de descobrimento de novos cineastas, todos passam por aqui. Bons filmes estão aqui, filmes que serão discutidos e que estão juntos com outros filmes, e que apresentam um paradigma diferente do cinema internacional e do cinema latino-americano. Não há outro lugar no mundo que tem uma programação tão interessante. O que tem aqui não se vê em outro lugar.”, destaca o programador argentino que marca presença nas edições anuais do evento desde da 19a Mostra Tiradentes(2016) .

Por fim, a crítica e pesquisadora Julia Kratje completa o time da Argentina. Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia da Cultura, ela é professora de Comunicação Social na Universidade Nacional de Entre Ríos e na Universidade de Buenos Aires, onde é pesquisadora do Instituto Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Faculdade de Filosofia e Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.