Antonio Pitanga e Camila Pitanga são os escolhidos para receberem o Troféu Barroco da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que abre o calendário audiovisual brasileiro de 24 de janeiro e 01º de fevereiro de 2020 e será norteada pela temática “A imaginação como potência”.
Antônio e Camila Pitanga homenageados juntos é a afirmação não só de trajetórias individuais, mas o reconhecimento da diferença – criativa, simbólica e política – que fizeram e fazem em suas criações. Reconhecer a centralidade de Antônio Pitanga no cinema moderno brasileiro, fazer uma prospecção sobre seu estilo para entender a sua contribuição estética e autoral, é fundamental. No caso de Camila, que tem uma trajetória diferente de seu pai, é preciso entender o lugar que ocupa no imaginário do grande público, como também a diversidade e a força de seu trabalho como atriz. Os Pitanga tem uma autoridade que não é dada pelo poder oficial, mas pela suas histórias e presenças.
A homenagem será prestada na abertura oficial, no dia 24 de janeiro, às 21h, no Cine-Tenda a ser instalado na histórica e barroca Tiradentes que empresta seu cenário cinematográfico para sediar a 23a edição da Mostra Tiradentes.