Confira os destaques da programação de Segunda-feira, dia 7 de setembro, último dia da 15ª CineOP.
Além dos mais de 100 filmes presentes na programação dessa edição, a Mostra de Cinema de Ouro Preto também conta com atividades como oficinas, masterclasses, rodas de conversas, debates, bate papos e as lives shows nos finais de todos os dias de Mostra.
Como tudo é digital neste ano, aqui vão alguns dos destaques do dia para te ajudar a escolher o que melhor combina com você diariamente. Aqui você pode saber como ter acesso a toda CineOP.
LIVE SHOW INÉDITA DE LÔ BORGES TRIO ENCERRA EM GRANDE ESTILO A PROGRAMAÇÃO DA 15ª CINEOP
Para encerrar a programação da 15a CineOP em grande estilo, a partir das 21 horas, o Sesc Cine Live Show será palco de “Nada será como antes”, apresentação inédita de Lô Borges em sua formação de Trio. Este show muito especial presta homenagem a Bituca (Milton Nascimento), grande amigo e parceiro de longa estrada. Um tributo ao encontro que lançou as sementes do Clube da Esquina.
AINDA DÁ TEMPO DE CONFERIR FILMES EM PRÉ-ESTREIA NA 15a CINEOP
Na segunda, dia 07, a 15a CineOP chega ao fim. Aproveite o feriado para conferir, até às 23h59, pelo site www.cineop.com.br, a seleção completa de filmes da Mostra. Este ano, são 103 produções (15 longas, 12 médias e 76 curtas), distribuídas nas mostras: Contemporânea, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Mostra Valores e Cine-Escola. Para professores e estudantes, uma boa notícia: os filmes da sessão Cine-Escola ficarão disponíveis para acesso até sexta-feira, dia 11 de setembro.
DEBATE, APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E REUNIÃO DO FÓRUM DA REDE KINO MOVIMENTAM O FERIADO
No encerramento do Encontro da Educação, na segunda-feira, às 10 horas, teremos a presença da cineasta e montadora Cristina Amaral |SP e da professora Licinia Correa|MG, para o tradicional debate “Um Plano de Cinema, Um Plano de Aula”. A proposta é aproximar as perspectivas de Cristina como cineasta e de Nilma como educadora. O diálogo e as relações devem surgir a partir de um plano de cinema, escolhido por Cristina Amaral.
ESTUDO DE CASO, MASTERCLASS INTERNACIONAL, DEBATE E RODA DE CONVERSA MARCAM A PROGRAMAÇÃO DO FERIADO DO ENCONTRO DE ARQUIVOS
Na segunda, feriado, às 12 horas, o público poderá conhecer o case de restauro do filme “Pixote, A Lei do mais fraco”, longa em exibição na Mostra Preservação. Para apresentar o estudo de caso da restauração da obra de Hector Babenco, por meio do World Cinema Project, no laboratório L’Immagine Ritrovata e Estúdio JLS, participam do debate Myra Babenco – sócia diretora da produtora HB Filmes |SP; Patrícia De Filippi – restauradora |SP e Roberto Gervitz – cineasta |SP.
Destaques dos dias anteriores, ainda disponíveis:
CINEASTAS INDÍGENAS DIZEM QUE SÉRIE DE VIDEOCARTAS EM EXIBIÇÃO NA CINEOP RESSIGNIFICOU COTIDIANO EM ALDEIAS PELO BRASIL NA PANDEMIA
A partir do projeto coletivo “Nhemongueta Kunhã Mbaraete“, que consistiu numa troca de cartas e registros do cotidiano indígenas em aldeias espalhadas pelo Brasil, aconteceu o debate “Mídia nas aldeias”, neste domingo, na CineOP, na Temática Educação. Os quatro segmentos do processo discutido nessa conversa estão em exibição na Mostra e são assinados por Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Michele Kaiowá e Sophia Pinheiro.
DESAFIO NA PANDEMIA É ENFRENTAR A SEDUÇÃO DAS TELAS COMO DESVIADORAS DE ATENÇÃO, DEFENDE EDUCADORA MEXICANA INES DUSSEL
Em masterclass no sábado, dia 5, da Temática Educação, a professora e pesquisadora Ines Dussel, integrante do Departamento de Pesquisa Educacional do CINVESTAV-IPN (México), abordou “As telas nas pedagogias da pandemia“. Dussel tem se aprofundado nos impactos do coronavírus nos processos de aprendizado.