Juntos 01

Crítica | Juntos

Juntos” conta a história de um casal que não vive exatamente o melhor momento na relação entre os dois, mas ainda assim estão prestes a embarcar numa jornada para uma nova cidade, no interior, porque Millie conseguiu um emprego numa escola fundamental lá, isso simultaneamente ao fato de seu namorado Tim viver mais distanciado do mundo, lidando com a recente partida de seus pais. O grande trunfo do filme, desde o princípio, é que seu casal de protagonistas é interpretado, de fato, por um casal, com Alison Brie (Millie) e Dave Franco (Tim) casados na vida real desde 2017, sendo que também atuam como produtores aqui, então pode se dizer que é um projeto especial para os dois. Acredito até que o casal influencie diretamente no roteiro e o que diz respeito ao seus personagens, não diminuindo o trabalho do diretor e roteirista Michael Shanks, mas apenas apontando que Brie e Franco com certeza ajudam a construir algumas facetas dos protagonistas, não inteiramente baseados em experiências pessoais, imagino, mas brincando com questões de seu próprio relacionamento, um indicativo disso é o tom que boa parte do filme assume, pois, ainda que seja um terror, têm pitadas de uma dramédia bem humorada.

Juntos 02

Algo que é menos uma virtude e mais um problema para “Juntos”, não é que no todo não funcione, mas há a sensação de que o filme de Michael Shanks nunca se joga com vontade em suas premissas, é tudo muito tímido e até mesmo a química do casal é mal aproveitada, falta ousadia em todos os sentidos e sobram similaridades com diversos outros filmes, sem que realmente justifique suas ideias aqui. Um claro exemplo é o prólogo do filme, que é mais um desperdício de tempo do que qualquer outra coisa, e ainda se insiste posteriormente, com uma breve cena, com o acontecido ali, mas sem servir qualquer função para a narrativa. Várias ideias não têm o impacto necessário, e vão esmorecendo a força do filme, que parece mais interessado em criar uma subtrama cultista do que investir na narrativa protagonista do casal. O que é uma pena e denota esse desencontro de ideias, mas principalmente a covardia de “Juntos” em se assumir como o que realmente é. São poucos os vislumbres de um body horror, ainda que isso seja seu principal mote, e bate até uma tristeza em como Shanks parece ter vergonha de explorar isso, é tudo comedido e até os problemas e soluções que envolvem o relacionamento dos protagonistas sofre disso, com ideias diluídas porque são todas subaproveitadas, culminando num fim bastante anticlimático até por uma falta de cinismo de seu realizador. “Juntos” parece juntar todas as piores ideias que um horror pós-moderno poderia ter, desperdiçando até a intimidade e química da vida real de seus protagonistas.

Juntos” – Trailer Legendado:

Juntos” (“Together”, 2025); Direção: Michael Shanks; Roteiro: Michael Shanks; Elenco: Dave Franco, Alison Brie, Damon Herriman; Duração: 102 minutos; Gênero: Suspense; Produção: Dave Franco, Alison Brie, Mike Cowap, Andrew Mittman, Erik Feig, Max Silva, Julia Hammer, Timothy Headington; País: Estados Unidos; Distribuição: Diamond Films; Estreia no Brasil: 14 de Agosto de 2025;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.