Homem Com H 01

Crítica | Homem com H

Para se fazer uma cinebiografia de Ney Matogrosso era extremamente necessário que seu intérprete fosse a força catalisadora do filme, e não há dúvidas de que “Homem Com H” consegue ter justamente esse mérito como seu maior trunfo, com uma atuação de Jesuíta Barbosa que é não somente o que sustenta, mas conduz a narrativa. É um trabalho apaixonante de ver se desenrolar e desenvolver em cena, conforme Barbosa vai adentrando nas diferentes fases da vida e performáticas de um dos maiores artistas nacionais. Não é fácil fazer jus ao seu nome, até porque é uma história bastante complexa e recheada de camadas emocionais, algo que o filme de Esmir Filho não falha em demonstrar, mas é exatamente isso: uma demonstração.

Homem Com H 02

Homem Com H” tem diversos bons momentos, porém, mesmo ancorado por uma atuação protagonista do calibre visto aqui, o conjunto da obra é tão convencional e didático que em certos momentos se torna constrangedor. Fica ainda mais discrepante quando algumas atuações são colocadas frente ao trabalho de Jesuíta Barbosa, porque é outro tom, outra batida e parecem até filmes diferentes. Se essa diferença fosse algo intencional, seria positivo, mas é consequência de uma condução que estabelece clichês e tiques maniqueístas, onde por mais que não se tenha pudor em explorar a sexualidade do protagonista, “Homem Com H” com certeza deixa a desejar por se mostrar um filme que é extremamente conservador em seu formato. Falta explosão e inventividade para deixar as coisas mais lúdicas e menos pasteurizadas, até porque uma das principais e melhores cenas do filme é uma clara referência/homenagem Claire Denis. E nem é dizer que o filme de Esmir Filho não tem seus próprios méritos, porque tem, trabalha muito bem o homoerotismo, a homo afetividade e o sexo, desenvolve muito bem a parcela da vida adulta do protagonista. Contudo, devia fazer o mesmo que alega Ney Matogrosso ter feito, e ousar em ser mais do que um filme quadrado e para lá de convencional.

Homem Com H” – Trailer Oficial:

Homem Com H” (2025); Direção: Esmir Filho; Roteiro: Esmir Filho; Elenco: Jesuíta Barbosa, Bruno Montaleone, Jullio Reis, Hermila Guedes, Rômulo Braga, Carol Abras, Lara Tremouroux, Mauro Soares; Duração: 129 minutos; Gênero: Biografia, Drama, Musical; Produção: Márcio Fraccaroli, Veronica Stumpf, Andre Fraccaroli; País: Brasil; Distribuição: Paris Filmes; Estreia no Brasil: 01 de Maio de 2025;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.