Estamos entrando na derradeira semana na qual os vencedores do Oscar 2015 serão finalmente anunciados, num espetáculo apresentado por Neil Patrick Harris, contando com inúmeras atrações, como a cantora pop Lady Gaga, a presença de diversos ganhadores e indicados ao prêmio, entre outras. Nossas considerações finais para a principal celebração ao cinema, exibido no dia 22 de fevereiro pelo canal pago TNT, às 20:30.
~MELHOR FILME~
É interessante perceber como os filmes independentes sobressaíram nessa temporada: temos nada menos que cinco nomeados vindo desse nicho, tendo dois como franco favoritos. Boyhood foi aclamado pela crítica americana e saiu na dianteira, porém começou a perder força no prêmio dos sindicatos. Birdman hoje tem favoritismo, respaldo dos prêmios do sindicato dos produtores, atores e diretores, entretanto pode ser prejudicado pelo tom ácido no qual trata a indústria. Correndo muito por fora temos O Grande Hotel Budapeste, surpreendentemente celebrado e com grandes fãs, seria uma saída bem apropriada.
Deve ganhar: Birdman (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância)
Pode ganhar: Boyhood: Da infância à adolescência
Faltou: Sr Turner
Meu voto: Birdman
~MELHOR DIRETOR~
Mais uma categoria na qual Birdman e Boyhood duelam pela ovação. Richard Linklater até parecia imbatível, entretanto perdeu o sindicato dos diretores para Iñarritu, tal premiação acertou nos últimos dez anos nada menos que nove dos dez vencedores do Oscar, sendo que a única exceção foi Ben Affleck por Argo que sequer foi indicado. Contra Alejandro está o fato da Academia ter premiado um mexicano ano passado, além de Linklater ter o fator de estar 12 anos no projeto.
Deve ganhar: Alejandro G. Iñarritu (Birdman)
Pode Ganhar: Richard Linklater (Boyhood)
Faltou: Ave Duverway (Selma)
Meu Voto: Inãrritu (Birdman)
~MELHOR ATOR~
Ano particularmente bom para os atores, dói perceber grandes esnobados na categoria. Michael Keaton parecia (ou pelo menos tinha tudo para) ser favorito, porém foi ofuscado por Eddie Redmayne e a infalível fórmula de cinebiografia+filme doença. É provável que o britânico seja premiado, até pelo fato de terem gostado tanto de A Teoria de Tudo. Fica aqui a lástima por ver Steve Carrel na categoria, quando é coadjuvante, e Bradley Cooper que, novamente, sequer merecia uma lembrança.
Deve ganhar: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
Pode Ganhar: Michael Keaton (Birdman)
Faltou: Oscar Isaac (O Ano Mais Violento), David Oyelowo (Selma), Timothy Spall (Sr Turner)…
Meu Voto: Michael Keaton (Birdman)
~MELHOR ATRIZ~
Simplesmente não há concorrência ou possibilidade de alguém tirar o tão merecido Oscar de Julianne Moore. Realmente a carência de tal prêmio é estranho para uma atriz desse calibre, entretanto sua performance em Para Sempre Alice é tão quadradinha, sendo um prêmio de carreira em vez de merecimento. Marion Cotillard surpreendeu a ser indicada e, sem sombra de duvidas, é disparada a melhor, acompanhada da performance emblemática de Rosamund Pike. Infelizmente as duas não tiveram espaço nessa temporada e vão apenas aplaudir a ruiva.
Deve Ganhar: Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Pode ganhar: Não tem pra ninguém
Faltou: Jennifer Aninston (Cake)
Meu Voto: Marion Cotillard (Dois dias, uma noite)
~MELHOR ATOR COADJUVANTE~
Finalmente J.K. Simmons ganhou seu merecido lugar nos holofotes, um ator que é sempre um eficiente coadjuvante, tantas vezes subestimado. Seu trabalho em Whiplash é soberbo em todos os sentidos, não há a menor concorrência com ele, na realidade os outros indicados são pequenos comparados a grandeza da performance do ator.
Deve ganhar: J.K Simmons (Whiplash)
Pode ganhar: É a vez do careca
Faltou: Tom Wilkinson (Selma)
Meu Voto: J.K. Simmons (Whiplash)
~MELHOR ATRIZ COADJUVANTE~
Temporada fraca para as coadjuvantes femininas, na qual as grandes performances na categoria foram totalmente esnobadas. Me surpreende que Patricia Arquette tenha conquistado amplo favoritismo, parece que captaram a sua representação da mãe problemática americana, o que não deixa de ser um trabalho eficiente, entretanto nada tão louvável assim. Meryl Streep consegue mais um desempenho grandioso, porém seu filme a desperdiça, Emma Stone até teria chance se não fosse muito jovem e promissora. Laura Dern aparece ai por ser querida entre os votantes do prêmio e Keira Knightley não faz muita diferença em O Jogo da Imitação, mas teve um ano com filmes muito bons, então é digno estar na lista.
Vai ganhar: Patricia Arquette (Boyhood)
Pode ganhar: Laura Dern (Livre), se der a louca na Academia
Faltou: Rene Russo (O Abutre), Jessica Chastain (O Ano Mais Violento), Agata Kulezsa (Ida)…
Meu voto: Emma Stone (Birdman)
~MELHOR ROTEIRO ORIGINAL~
Birdman ou O Grande Hotel Budapeste? Eis a questão. Tal prêmio parece ser a ovação máxima para um diretor como Wes Anderson (surpreendentemente indicado a diretor), porém desassociar um favorito a categoria de melhor filme ao melhor roteiro é difícil, visto que há essa interligação.
Deve ganhar: Birdman
Pode ganhar: O Grande Hotel Budapeste
Faltou: O Ano Mais Violento, Selma, Mr Turner…
Meu voto: Birdman.
~MELHOR ROTEIRO ADAPTADO~
A Teoria de Tudo parece ter grande favoritismo nessa categoria, até pelo fato de ter eclipsado seu companheiro britânico O Jogo da Imitação. Entretanto, nunca podemos duvidar do poder dos Weinstein em alavancar um filme, a categoria seria um prêmio de consolação.
Deve ganhar: O Jogo da Imitação
Pode ganhar: A Teoria de Tudo
Faltou: Garota Exemplar
Meu voto: Whiplash, apesar de ser uma ideia mais original que adaptada.
~MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO~
É incrível que Uma Aventura Lego tenha sido esnobado, tendo todos os atributos para ser favorito na categoria. Como Treinar seu Dragão 2 parece ser a aposta mais sólida, até por ser a chance de premiar a Dreamworks, na falta de um concorrente de peso. Olho nas animações estrangeiras, podem ser azarões.
Deve ganhar: Como Treinar Seu Dragão 2
Pode ganhar: O Conto da Princesa Kaguya
Faltou: Festa no Céu (acho que ninguém assistiu ou não entendeu…)
Meu voto: Os Boxtrolls
~MELHOR FILME ESTRANGEIRO~
Uma categoria difícil, não há favoritismo certo, tudo pode acontecer. Ida (Polônia) caiu nas graças da crítica, arrecadou inúmeros prêmios, entretanto é um filme tão particular e difícil de compreender que pode acabar não sendo agraciado. Parece que o principal concorrente seria Leviathan (Rússia), outro longa forte, com tom político alto e acidez em relação a Rússia e seu líder Puttin, sua ovação pode servir de provocação ao “rival” dos EUA. Relatos Selvagens (Argentina) parece ser o filme de mais fácil identificação, pode ser um azarão.
Deve ganhar: Ida
Pode ganhar: Leviathan ou Relatos Selvagens?
Tem meu voto: Leviathan
Faltou: Dois Dias, Uma Noite (Bélgica)
~MELHOR CANÇÃO ORIGINAL~
Engraçado ver a canção de Uma Aventura Lego ser indicada quando o filme foi esnobado nas animações. Os indicados são bons, mas Glory é incrível, crítica atual e pertinente e combina perfeitamente com seu longa Selma. Gosto particularmente de Lost Stars, ficaria feliz se levasse, apesar do meu apresso pela favorita.
Deve ganhar: ‘Glory’ (Selma)
Pode ganhar: ‘Im Not Gonna Miss You’ (Glen Campbell)
Tem meu voto: ‘Glory’ (Selma)
Faltou: ‘Were Doing a Sequel’ (Muppets 2)
~MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL~
https://www.youtube.com/watch?v=aI7hb28Cl-c
Dupla indicação para Alexandre Desplat, será finalmente sua vez? Ao que tudo indica sim, até pelo fato de O Grande Hotel Budapeste ser o favorito a ganhar nas categorias técnicas, sendo o mais premiado. Particularmente fico feliz em ver a impecável trilha de Sr Turner entre os indicados, excelente trabalho.
Deve ganhar: Alexandre Desplat (O Grande Hotel Budapeste)
Pode ganhar: Alexandre Desplat (O Jogo da Imitação)
Tem meu voto: Gary Yershon (Sr Turner)
Faltou: Alex Ebert (O Ano Mais violento)
~MELHOR FOTOGRAFIA~
Parece que o Oscar descobriu quem é Emmanuel Lubezki, vencedor do prêmio ano passado por Gravidade, o que pode ser uma desvantagem, sobretudo com Budapeste na disputa.
Deve ganhar: Birdman
Pode ganhar: O Grande Hotel Budapeste
Tem meu voto: Ida
Faltou: Selma
~MELHOR EDIÇÃO~
Só de pensar no trabalho de edição e montagem do longa Boyhood já se imagina o trabalho árduo que deve ter sido. Parece ser o favorito, sobretudo com a incompreensão da edição de Birdman.
Deve ganhar: Boyhood
Pode ganhar: O jogo da imitação, mais um prêmio de consolação?
Meu voto: Whiplash
Faltou: Birdman
~MELHOR FIGURINO~
Parece que mais um prêmio certo para O Grande Budapeste, um trabalho bem feito, entretanto não posso deixar de comentar minha paixão por Sr Turner.
Deve ganhar: O Grande Hotel Budapeste
Pode ganhar: Caminhos da Floresta
Tem meu voto: Sr Turner
Faltou: Selma
~MELHOR DIREÇÃO DE ARTE~
Budapeste veio pra ganhar as categorias de arte, concorrência praticamente nula.
Deve ganhar: O Grande Hotel Budapeste
Pode ganhar: Caminhos da Floresta
Tem meu voto: Sr Turner
Faltou: Selma
~MELHOR CABELO E MAQUIAGEM~
Precisa dizer algo? Mais um pra cota do Budapeste.
Deve ganhar: O Grande Hotel Budapeste
Pode ganhar: Guardiões da Galáxia
Faltou: Sr Turner
Meu voto: O Grande Hotel Budapeste
~MELHOR DOCUMENTÁRIO~
Documentário louvado por tudo e todos, talvez só a sua polêmica e tom político impeça sua premiação, além do fato de ser dirigido por uma mulher.
Deve ganhar: Citizenfour
Pode ganhar: Virunga
Tem meu voto: Infelizmente não consegui ver nenhum dos nomeados, mas torço pelo Brasil com O Sal da Terra
~MELHOR EDIÇÃO DE SOM~
Um prêmio pro queridinho do Oscar esse ano
Deve ganhar: Sniper Americano
Pode ganhar: Birdman
Tem meu voto: Birdman
Faltou: Guardiões da Galáxia
~MELHOR MIXAGEM DE SOM~
Possível segundo prêmio para Whiplash, o que seria justo.
Deve ganhar: Whiplash
Pode ganhar: Sniper Americano
Tem meu voto: Whiplash
Faltou: Caminhos da Floresta
~MELHOR EFEITOS VISUAIS~
Desde Avatar (2009) a categoria não tem um disputante favorito ao Oscar de melhor filme. O novo planeta dos macacos parece ser aposta certa.
Deve ganhar: Planeta dos Macacos: O Confronto
Pode ganhar: Guardiões da Galáxia
Faltou: Godzilla
Tem meu voto: Guardiões da Galáxia
~MELHOR CURTA~
Ainda não consegui ver os curtas indicados, mas parece que o indicado britânico tem tudo para ganhar.
Deve ganhar: The Phone Call
Pode ganhar: The Butter Lamp
~MELHOR CURTA DOCUMENTAL~
Mais uma categoria que não vi os indicados, mas Crisis Hotline: Veterans Press 1 parece fazer dobradinha com Sniper Americano como queridinho americano.
Deve ganhar: Crisis Hotline: Veterans Press 1
Pode ganhar: Joanna
~MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO~
Cota da Disney
Deve ganhar: The Feast
Pode ganhar: A Single Life