On Yoga: Arquitetura da Paz é o novo filme e primeiro documentário do diretor brasileiro Heitor Dhalia.
Baseado no livro homônimo de Michael O’Neill, publicado pela editora Taschen, o projeto conta a história dos dez anos em que o autor passou fotografando grandes mestres da yoga.
O filme foi idealizado como uma extensão profunda da obra original, ao colocar questões humanas a partir da perspectiva atual e misturá-la com elementos de movimento e som experimental – o que resulta em uma nova visão da arte da yoga.
Confira um novo trecho divulgado do filme:
Sobre o filme: No início de 2016, Dhalia e O’Neill viajaram juntos para conduzir entrevistas com gurus e grandes mestres em várias partes da Índia, incluindo o Festival Internacional de Yoga em Rishikesh, bem como o Mela Festival Kumbha, em Haridwar.
Já no mês de junho do mesmo ano, cineasta e fotógrafo finalizaram as filmagens do documentário em Nova Iorque, onde conversaram com grandes pensadores, médicos indianos e americanos, além de professores iogues.
Sobre Michael O’Neill: um dos fotógrafos mais respeitados do mundo. Ele trabalhou muitos anos para as publicações Fortune, Vanity Fair, The New York Times Magazine, Life, Rolling Stone, Time e Newsweek, além de inúmeros outros clientes, para os quais fotografou grandes artistas e celebridades.
Depois de uma carreira de 35 anos carregando sua câmera, torcendo seu pescoço e comprometendo a sua postura, ele precisou passar por uma cirurgia em sua coluna vertebral. O procedimento, no entanto, resultou na paralisia do seu braço direito.
O’Neill poderia ter aceitado seu destino e o final de sua carreira, mas escolheu outro caminho: estudar meditação, usar hidroterapia para recuperar o movimento e a yoga para equilibrar o sistema nervoso. Após um ano, ele foi capaz de mover seu braço novamente.
Foi assim que a yoga e a meditação tornaram-se indispensáveis em sua vida, começando essa jornada, que agora será compartilhada com o Brasil em On Yoga: Arquitetura da Paz.
“O mundo vive grandes conflitos, existem muitas perguntas a serem respondidas. Foi muito interessante ouvir o que os grandes mestres da yoga têm a dizer sobre tudo isso, sobre a vida e a espiritualidade. A obra do Michael é o melhor livro de fotografia do mundo já feito sobre a yoga. Quando o Alcir Lacerda Filho, produtor da Urso Filmes, me convidou para o projeto fiquei muito empolgado em ir mais a fundo nesse universo. O filme é visualmente muito interessante e traz discussões filosóficas e contemporâneas muito importantes”, comenta o cineasta Heitor Dhalia.
Sobre o projeto: Uma coprodução Brasil-Estados Unidos, a produção é assinada pela Paranoid, Urso Filmes e Michael O’Neill Studio.
A trilha sonora original é do instrumentista, arranjador e produtor Silvio Piesco e de sua produtora de áudio Tesis. O filme tem tema musical inspirado no Gayatri, mantra da iluminação e um dos mais importantes dentre os indianos.
O objetivo em On Yoga: Arquitetura da Paz é proporcionar ao espectador a mesma sensação de plenitude de um praticante da disciplina. Para manter a originalidade da trilha sem perder o alinhamento cultural, a gravação das faixas foi realizada em parceria com um estúdio indiano, sediado em Nova Deli.
Dirigidos do Brasil, vocalistas e mestres de cada instrumento – alguns também mestres da yoga e monges -, foram convidados para participar. Encontrá-los não foi tarefa fácil: o especialista em Taus, Sandeep Singh, por exemplo, é um dos poucos no mundo que ainda tocam esse instrumento.
Já a fotografia, que tem direção de Adolpho Veloso, se destaca pela proposta de transformar o livro de O’Neill em um filme. Foi preciso partir das imagens do fotógrafo para entender como ele vê o mundo e, assim, entender com enxergar Michael.
Em seguida, foi pensada a melhor maneira para retratar os iogues e suas identidades, sem perder a unidade, cada um com suas histórias e crenças.
Para isso, Veloso e Dhalia decidiram voltar ao começo, pesando como fariam essa produção se fossem registrar em still aquelas pessoas, transmitindo a sensação de uma foto com movimento.
No mesmo dia de sua estreia no Brasil, On Yoga: Arquitetura da Paz foi exibido no principal festival do mundo de fotografia cinematográfica, o Camerimage.
O filme é o único projeto brasileiro selecionado para o evento que está em sua 25ª edição na Polônia.
Além disso, o documentário de Heitor Dhalia já passou pelo festival londrino Raindance, onde estreou mundialmente e ficou entre os cinco finalistas da categoria, e ainda marcou presença no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo.
“Esse é o primeiro projeto internacional da produtora e uma ótima chance de iniciar a parceria com a Paranoid, num momento em que precisamos olhar para o mercado internacional. Acompanhei de perto como a yoga e a meditação transformaram a vida do Michael, permitindo seu retorno à fotografia, resultando num livro fascinante. Apresentei o Heitor a ele e vimos a oportunidade de produzir um documentário que retrata a importância e grandiosidade do mundo da yoga”, comenta o sócio e produtor da Urso Filmes, Alcir Lacerda Filho.
“Além do tema e de todo o background que o Michael traz ao projeto, com o livro, como praticante e profundo conhecedor da yoga, soma-se o olhar e o conhecimento de dramaturgia do Heitor, o que resultou em uma história linda e rica. Do ponto de vista da produtora é também uma oportunidade muito boa de começar a explorar o mercado internacional com um produto rodado em inglês, que já nasce com esse potencial de venda para o mercado externo. Acho que essa conjuntura de câmbio vai abrir muitas janelas no mercado internacional para um produto bem feito e de tema universal”, ressalta o sócio e produtor executivo da Paranoid, Egisto Betti.
Assista ao trailer do filme:
On Yoga: Arquitetura Da Paz, de Heitor Dhalia – Onde assistir:
Programação de 23 a 29 de novembro
SÃO PAULO
Itaú Frei Caneca – 18h
Reserva Cultural – 19h25 (no sábado também às 23h35)
RIO DE JANEIRO
Itaú Botafogo – 15h10
NET Rio – 19h
NET Gávea – 20h
Cine Santa – 13h30 e 18h
Cândido Mendes – 16h
BELO HORIZONTE
Belas Artes – 20h
BRASÍLIA
Espaço Itaú de Cinema – 16h
CURITIBA
Espaço Itaú de Cinema – 15h20
NITERÓI
Reserva Cultural – 16h40
PORTO ALEGRE
Espaço Itaú de Cinema – 14h
LEME (SP)
Cine Avenida