O Festival de Cinema Brasileiro de Miami (Brazilian Film Festival of Miami), maior e mais tradicional festival de cinema brasileiro realizado no exterior, chega à 22ª edição em setembro e a seleção de filmes acaba de ser anunciada pela produtora Inffinito.

Na mostra competitiva oito longas-metragens de ficção retratam a diversidade da cinematografia nacional, com produções que representam a diversidade.

Este ano, a curadoria é de Anna Marie de la Fuente, editora-chefe para América Latina da revista Variety, Flavia Guerra, jornalista e documentarista, e Carlos Gutierrez, diretor do Cinema Tropical, distribuidora baseada em NY.

Todos os filmes que concorrem ao troféu Lente de Cristal são inéditos nos Estados Unidos, e dois deles serão exibidos antes de serem lançados no Brasil: a comédia “Correndo Atrás“, de Jeferson De, que tem elenco e equipe técnica quase 100% negra, e o drama “Benzinho“, de Gustavo Pizzi.

Dois dos oito longas em competição são dirigidos por mulheres: os dramas “Aos Teus Olhos“, de Carolina Jabor, e “As Boas Maneiras“, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Completam a seleção os elogiados “Berenice Procura“, de Allan Fiterman, com uma importante representação LGBT no elenco; “O Paciente – O Caso Tancredo Neves“, thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do presidente que nunca tomou posse (estreia no Brasil na semana do festival); e as comédias “Uma Quase Dupla“, de Marcus Baldini, e “Antes Que Eu Me Esqueça“, de Tiago Arakilian.

Em sessões hors concours, o festival apresenta dois aguardados documentários também inéditos no Brasil: “Quero Botar Meu Bloco na Rua“, de Adriana L. Dutra, sobre o carnaval de rua carioca, e “Fevereiros“, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia e acompanha a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Cacá Diegues, o grande homenageado desta edição, ganhará uma mostra especial com exibição de três filmes emblemáticos: “Orfeu” (1999), “Deus é Brasileiro” (2003) e “O Maior Amor do Mundo” (2006).

Em uma mostra paralela voltada para a formação de novas plateias, três filmes serão exibidos na Florida International University: o documentário “Euller Miller Entre Dois Mundos“, de Fernando Severo, protagonizado por um jovem indígena da etnia kaiwá; “Como é Cruel Viver Assim“, de Julia Rezende, e “Canastra Suja“, de Caio Soh.

Maior vitrine do audiovisual nacional nos Estados Unidos, o Festival de Cinema Brasileiro de Miami apresenta um panorama diversificado da mais recente produção audiovisual brasileira, com mostras e painéis que ocupam diversos espaços da cidade: o Regal South Beach 18 (tradicional cinema que sedia a mostra competitiva), New World Symphony SoundScape Park, Savor Cinema, Downtown Media Center e Florida Internacional University.

FILMES EM COMPETIÇÃO – Festival de Cinema Brasileiro de Miami

“Correndo Atrás”, de Jefferson De

“Benzinho”, de Gustavo Pizzi

“O Paciente – O Caso Tancredo Neves”, de Sergio Rezende

“Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor

“Berenice Procura”, de Allan Fiterman

“As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra

“Uma Quase Dupla”, de Marcus Baldini

“Antes Que Eu Me Esqueça”, de Tiago Arakilian

PROGRAMAÇÃO

14 A 16 DE SETEMBRO – MOSTRA PARALELA @SAVOR CINEMA – 14 A 16 DE SETEMBRO

Tributo a Cacá Diegues com exibição de “Orfeu”, “O Maior Amor do Mundo” e “Deus é Brasileiro”.

Documentários hors concours: “Quero Botar Meu Bloco na Rua” , de Adriana L. Dutra, e “Fevereiros”, de Marcio Debelian.

Sessões às 18h e às 20h.

17 a 18 DE SETEMBRO – FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY

Mostra Universitária com filmes exibidos na universidade FIU com foco no público jovem para formação de novas plateias. Filmes: “Euller Miller Entre Dois Mundo”, de Fernando Severo, “Como é Cruel Viver Assim”, de Julia Rezende, e “Canastra Suja”, de Caio Soh.

Sessão às 16h.

​19 A 22 DE SETEMBRO – MOSTRA COMPETITIVA @REGAL SOUTH BEACH

Mostra Competitiva com exibição de oito filmes inéditos produzidos em 2017 e 2018, concorrendo ao prêmio Lente de Cristal de melhor filme escolhido pelo público.

Sessões às 19h e 21h.

​22 DE SETEMBRO – DOWNTOWN MEDIA CENTER

Marketplace – Apresentação de painéis sobre as leis de incentivo para coproduções com o Brasil.

​23 DE SETEMBRO – NEW WORLD SYMPHONY SOUNDSCAPE PARK

Noite de encerramento com entrega das Lentes de Cristal para o melhor filme escolhido pelo público e em homenagem ao diretor Cacá Diegues.

O evento terá o DJ Lupa, seguido da exibição gratuita do filme “Bye Bye Brasil”, também de Diegues.

O 22° Festival de Cinema Brasileiro de Miami é um evento realizado pela Inffinito, das sócias Adriana L. Dutra, Claudia Dutra e Viviane Spinelli.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.