Os longas-metragens da mostra Novos Olhares trazem maior radicalidade em suas propostas estéticas. Este ano, compõem a mostra seis filmes, sendo dois deles produções brasileiras.

A Cidade dos Abismos”, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, teve sua estreia mundial no IndieLisboa 2021. O longa mostra três jovens de origens distintas, unidos por um assassinato em uma São Paulo hostil e fragmentada; a coprodução Brasil/Alemanha “Virar Mar”, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, transita entre as terras desérticas do sertão brasileiro e as paisagens de Dithmarschen, no norte da Alemanha, uma região sujeita a inundações, construindo uma reflexão sobre alterações climáticas e a observação do cotidiano.

Crime Culposo”, de Shahram Mokri, mostra quatro homens que decidem incendiar um teatro e recriar, 40 anos depois, os atentados a cinemas que mataram centenas de pessoas e foram realizados para derrubar o rigime do Xá no Irã. O longa foi exibido na mostra Horizontes do Festival de Veneza em 2020; o argentino “Esqui”, de Manque La Banca, exibido no FIDMarseille, mostra o universo oculto das relações de trabalho que se geram durante a alta temporada de esqui na Patagônia argentina;  “Rock Bottom Riser”, de Fern Silva traz imagens de vulcões havaianos jorrando lava e fez parte da seleção do Festival de Berlim 2021; Também exibido no Festival de Berlim, “Tzarevna Descamada”, da diretora russa Uldus Bakhtiozina, traz um caleidoscópio de contos de fadas e mitos russos. Um passeio visual pela cultura russa e seu passado histórico.

Mostra Novos Olhares | Longas:

A CIDADE DOS ABISMOS

Priscyla Bettim, Renato Coelho | Brasil, 2021, 97’

CRIME CULPOSO / JENAYAT-E BI DEGHAT

Shahram Mokri | Irã, 2020, 134’

ESQUI/ ESQUÍ

Manque La Banca | Argentina,  2021, 74’

ROCK BOTTOM RISER

Fern Silva | Estados Unidos da América,  2021, 70’

TZAREVNA DESCAMADA / DOCH RYBAKA

Uldus Bakhtiozina | Rússia,  2021, 69’

VIRAR MAR

Philipp Hartmann, Danilo Carvalho | Alemanha, Brasil,  2021, 75’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.