O Festival de Cinema de Cannes é uma das premiações mais prestigiadas do mundo do cinema. Uma reunião de grandes nomes e que já premiou obras de grande importância para o cinema, como “Viridiana”, de Luís Buñuel, “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola” e “Taxi Driver”, de Martin Scorsese. Faz tempo que o festival virou um sinônimo de qualidade, muito mais que a badalada premiação americana do Oscar.

 

winter-sleep-2014-001-car-in-snowed-mountains-600x338
O grande premiado “Winter Sleep”

 

Quem teve a sorte esse ano de sair com o cobiçado prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro, foi “Winter Sleep“, do diretor turco Nuri Bilge Ceylan. Com 55 anos de idade, o diretor tem na sua filmografia “Os Três Macacos” e o mais recente “Era uma Vez na Anatólia“. O diretor recebeu o prêmio das mãos de Quentin Tarantino e Uma Thurman, do filme “Pulp Fiction”, vencedor do prêmio vinte anos atrás. Para se ter uma noção da boa recepção do filme no festival, a obra foi comparada aos filmes de Ingmar Bergman, um dos maiores nomes do cinema mundial.

 

as maravilhas
Cena do filme “As Maravilhas”

 

O Grande Prêmio, o segundo mais importante do festival foi para “As Maravilhas” ( Les Maraviglie ), da diretora italiana Alice Rohrwacher. O Prêmio do Juri foi dividido entre uma cineasta veterano e outro bastante jovem. Xavier Dolan, 25 anos, de Eu Matei Minha Mãe e Amores Imaginários, levou o prêmio por “Mommy” e Jean-Luc Gordard, 83 anos, de “Acossado” e “O Demônio das Onze Horas”, venceu por “Adieu au Langage“.

 

mommyyy
“Mommy”, de Xavier Dolan

 

O prêmio de Melhor Direção foi para Bennet Miller, conhecido pelos filmes “Capote” e “O Homem Que Mudou o Jogo”. O seu longa-metragem, “Foxcatcher” já se coloca como um dos principais nomes também para a disputa do próximo Oscar, rendendo muitos elogios para a dupla de atores Steve Carrel e Chaning Tatum.

O prêmio de Melhor Atriz foi para a americana Julianne Moore. Uma das mais talentosas de sua geração, tendo como seus principais trabalhos “Longe do Paraíso” e “As Horas”, teve sua vitória pelo filme “Maps to the Stars“, do diretor David Cronenberg, também estrelado por Robert Pattinson. Nele ela interpreta uma atriz de Hollywood em decadência.

O prêmio de Melhor Ator foi para o britânico Timothy Spall, no novo trabalho do diretor Mike Leigh, onde interpreta o pintor J.M.W. Turner, no filme “Mr. Turner“.

 

mrs turner
Timothy Spall em “Mr. Turner”

LISTA DE VENCEDORES:

Palma de Ouro
Winter Sleep

Grand Prix
Alice Rohrwacher – Les Maraviglie

Melhor Ator
Timothy Spall – Mr. Turner

Melhor Atriz
Juliane Moore – Maps to the Stars

Melhor Diretor
Bennett Miller – Foxcatcher

Melhor Roteiro
Andrewy Zvyagintsev e Oleg Negin – Leviathan

Prêmio do Júri
Dividido entre Mommy e Adieu au Langage

Câmera de Ouro
Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis – Party Girl

.

.

 

About the author

21 anos. Apaixonado pelas múltiplas histórias de Robert Altman, as cores de Almodóvar, a melancolia de Bergman e todo o perfeccionismo de Kubrick.

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.