Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, a data do 8 de Março virou um símbolo das mulheres em busca de igualdade de gênero, não é por menos, pois a origem do dia tem raiz trabalhista.

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus).

No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores. (BBC)

Hoje as mulheres podem exercer seu direito de voto, mas suas condições de trabalho, de saúde, de escolhas sobre o seu corpo ainda permanecem em constante e árdua luta. Vemos relatos nos noticiários de mulheres sendo assassinadas, sofrendo abusos no trabalho, tendo uma justiça elaborada por homens para decidir se uma mulher pode ou não ter um aborto seguro, e percebemos que pouco avançamos.

Mais do que nunca, a VOZ das mulheres estão empoderando milhares de mulheres ao redor do mundo. A luta não começou com o movimento TIME’S UP (que dá assistência legal às mulheres em várias indústrias para prevenir assédio sexual e desequilíbrio de gênero no ambiente de trabalho), mas certamente quando atrizes de Hollywood se levantam e dizem que “chega de assédio sexual” “queremos igualdade salarial”, a mídia e as pessoas se voltam para debater e agir sobre a questão. Durante o período de premiação vimos o motivador discurso de Oprah Winfrey no Globo de Ouro, o emocionante discurso da Frances McDormand ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz, que foram replicados em todas redes sociais, grupos de whatsapp.

Por sempre acreditar que o cinema tem uma aproximação maior com o telespectador, resolvi reunir uma lista de filmes que trazem histórias de mulheres pioneiras, no qual suas vidas nos inspiraram e merecem ser celebradas todos os dias. Então chama a família, amigas, amigos, todo mundo para conhecer a história de mulheres arretadas.

E quem gosta de promover Cine Documentados, ou professoras e professores que gostam de levar a sétima arte para a sala de aula, os filmes da lista são ótimos materiais históricos de conhecimento.

Todos os 20 filmes da lista foram baseados em fatos reais.

 

E como filme e série boas a gente gosta de recomendar, vou deixar aqui também, 6 indicações de filmes/séries de histórias, que mesmo sendo ficcionais, tem um poder de discussão importante sobre temáticas que precisam ser debatidas na nossa sociedade: como o capitalismo, igualdade de gênero, direitos trabalhistas, respeito a mulher, etc.

#GirlPower não somente no dia 08 de março, mas todos os dias. Nossa luta é diária, e estamos ficando cada dia mais  fortes, pois juntas somos mais!

Comentários

comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *