Direção: Nicholas Stoller
Roteiro: Andrew J. Cohen e Brendan O’Brien
Elenco: Seth Rogen, Rose Byrne, Zac Efron, Dave Franco.
Produção: Evan Goldberg, Seth Rogen e James Weaver
Estreia Mundial: 9 de Maio de 2014
Estreia no Brasil: 19 de Junho de 2014
Gênero: Comédia
Duração: 97 minutos

zac-efron-neighbors

Admito que não tenho tido muita simpatia pelas últimas comédias que chegaram às telonas, afinal, a maioria não merece nem o posto de ser chamada de filme, visto que parecem especiais feitos para TV, sem cuidado com técnica, quem dirá roteiro e direção. Felizmente, de vez em quando, aparecem surpresas no caminho, como Vizinhos que não só é engraçado, como também faz piada em relação a vida real de seus atores sem medo de soar um pouco forçado ou exagerado.

No início da trama, somos apresentados aos pais de primeira viagem Mac (Seth Rogen de Superbad: É Hoje) e Kelly (Rose Byrne do ótimo Sobrenatural) os quais, em busca de sossego para criar seu bebê, acabam por se mudar para a vizinhança aparentemente perfeita. Mesmo com toda essa nova responsabilidade, eles ainda não perderam sua vivacidade e juventude, encontrando espaço ainda para ter suas aventuras sexuais pela casa – sem descuidar dos seus deveres como família.

maxresdefault

No entanto, a felicidade do casal finda quando a Delta Psi Beta se instala na casa ao lado. Em um primeiro momento, Mac e Kelly fazem de tudo para não parecer os vizinhos chatos e velhos e acabam ficando amigos de Teddy (Zac Efron de Um Homem de Sorte), presidente da fraternidade. Acontece a primeira festa; vêm a segunda; tem festa todo dia, bebê não dorme mais, muito menos o resto da família. A situação torna-se insustentável e a amizade se transforma em uma guerra entre vizinhos.

Desde o início já percebemos que a única diferença entre os “adultos” e os da faculdade são as suas idades, pois as atitudes de ambos os lados são extremamente infantis. Um lado vai tentando prejudicar o outro da maneira mais absurda possível. O diretor Nicholas Stoller (Ressaca de Amor), porém, acaba por cometer o erro crucial do filme justamente ao tentar mostrar essa rixa entre eles. Em suma, a película inteira acaba se baseando em episódios: um ataca, outro revida e o resultado em tela acaba ficando deveras repetitivo.

A despeito disso, ele acerta em cheio ao dar mais evidência a Kelly na trama. Em vez de colocá-la como a esposa chata que fica reclamando de tudo, ela é a peça fundamental para o andamento da história, além de contribuir para as cenas mais engraçadas da projeção. Enquanto isso, Mac (Seth Rogen mais a vontade do que nunca) segue as ordens da esposa. Trabalhando juntos eles vão alcançando o resultado aos poucos, ao passo que também vão sofrendo as consequências de seus atos – as quais são, no mínimo, hilárias.

neighbors

Outro grande acerto do filme está na coragem de brincar e até debochar dos próprios atores, como quando o vice-presidente da fraternidade (interpretado por Dave Franco) chama Zac Efron de um ótimo ator, ou até mesmo com as piadas relativas à Seth Rogen. Além disso, durante todo a produção há referências a outros filmes da cultura pop, sempre debochadas, é claro – aqui o exemplo fica a cargo dos personagens imitando o Batman do Michael Keaton.

Sem dúvida, Vizinhos é uma das surpresas em relação às comédias do ano. A despeito do pequeno deslize do diretor ao transformar tudo em algo episódico e previsível, o filme consegue emplacar boas risadas, estabelecendo bem seus carismáticos personagens e, talvez o mais importante e supreendedor, conseguindo nos apresentar uma performance agradável de Zac Efron – algo que estava difícil de se ver ultimamente.

TRAILER LEGENDADO

About the author

Editor-Chefe do Cine Eterno. Estudante apaixonado pelo universo da sétima arte. Encontra no cinema uma forma de troca de experiências, tanto pelas obras que são apresentadas, quanto pelas discussões que cada uma traz. Como diria Martin Scorsese "Cinema é a importância do que está dentro do quadro e o que está fora".

Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.