Nervosismo e expectativas a mil. Meu primeiro festival, minha primeira cobertura oficial e credenciado como imprensa. Bem, era difícil conter qualquer tipo de emoção. Gramado sempre foi um sonho distante, principalmente pelo fato de que eu sempre imaginei que estaria apresentando um curta ou um longa na minha participação inaugural. Porém, como sempre, a vida te surpreende e cá estou não como convidado, mas, sim, como imprensa com acesso à tapete vermelho, à sala de debates, à sala das coletivas das produções apresentadas e, evidentemente, a todos os filmes em competição. Ainda não me acostumei direito com o ritmo de tudo isso, contudo, sem dúvida, uma coisa posso afirmar, está sendo uma das minhas mais importantes experiências de vida.

Bem, chega de “lenga lenga” emocional e vamos para o que importa: as minhas impressões sobre o que está acontecendo aqui em Gramado.

No primeiro dia, a abertura do festival só ocorreria, no papel, às 17h. Entretanto, às 15h já aconteciam as primeiras projeções, para ser mais específico, começava o dia 1 da Mostra de curtas Assembleia Legislativa – competição de curtas-metragens gaúchos a qual, no final, distribui mais de 48 mil reais em prêmios. E lá estava eu e, claro, você pode assistir (abaixo) o vídeo no qual destaco os que mais gostei.

Eis que passada a mostra Assembleia Legislativa era o momento de ir para o apartamento, gravar o video que você acabou de assistir, trocar de roupa e se preparar para a grande noite de abertura.

44º Festival de Cinema de Gramado - 26/08/2016 - atriz Sônia Braga, recebe o Troféu Oscarito - Foto: Edison Vara/Pressphoto - www.edisonvara.com.br - +555199820707
Foto: Edison Vara/Pressphoto

Sim, teríamos nada mais nada menos do que Sônia Braga recebendo o Trofeu Oscarito e, logo depois, o elenco todo do aguardado Aquarius subiria ao palco para apresentar o longa de abertura do festival.

Aos gritos de “Fora Temer” e “Golpista” para os ministros que ali estavam presentes, Aquarius foi ovacionado com diversos e merecidos aplausos. E, sim, eu também fiz um vídeo sobre as minhas impressões sobre a fita dirigida por Kleber Mendonça Filho (do maravilhoso Som ao Redor) que você pode ver à seguir.

E, assim, termina o primeiro dia do 44º Festival de Cinema de Gramado, porém, ainda tem mais uma semana de muitos filmes, surpresas e emoções. Você poderá acompanhar tudo aqui no Cine Eterno, na nossa página do facebook (facebook.com/CineEterno) e, também, no meu snapchat: marciopicoli.

Nos vemos nos próximos dias 🙂

Foto de Capa: Edison Vara/Pressphoto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.