Brasileiras e brasileiros levantam toda manhã e se deparam com um 7×1 diferente, com a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff em 2014, o país da Copa do Mundo e das Olimpíadas ali não sabia o que lhe aguardava os anos seguintes, um cenário onde a religião como base para decisões de direitos humanos, presidente da Câmara sendo um verdadeiro Frank Underwood, impeachment de uma presidenta eleita democraticamente, um governo interino rasgando a Constituição e com canetadas levando o país para o berço do seu retrocesso.  E claro, não podemos esquecer de mencionar uma mídia que monopoliza os veículos de informação e opta por espalhar e divulgar os golpistas de plantão. Resumindo: Stranger Things vem acontecendo no país.

55481657

O tema política mais do que nunca permanece nas rodas de conversas, almoços de família e pode gerar uma digestão se não sabemos como conduzir a conversa, pensando nisso, a coluna “Filmes no Divã” listou 3 produções para melhor entender o cenário político/social no Brasil. A arte do cinema além de auxiliar como um ferramenta para um bate papo, também une as pessoas em frente a TV/tela, então chame aquele crush da esquerda/direita, aquele avô que ainda pensa que a época da ditadura foi a melhor do país, reúna a família e discuta de forma pacífica e com pipoca sobre o Brasil de hoje – que país é esse?

1 – Desmundo (2003) 

Com direção de Alain Fresnot e roteiro  adaptado do livro Desmundo de Ana Mirandade. é de Anna Muylaert, Sabina Anzuategui e também de Fresnot, Desmundo narra a história das órfãs portuguesas que, em 1570, foram enviadas ao Brasil para se casarem  com os colonizadores, para que os mesmos não tivessem mais filhos com as índias e que apenas acontecesse casamentos brancos e cristãos. Nesse momento da história percebe-se a entrada da filosofia do branqueamento e a segregação entre as diversas etnias presentes na constituição cultural do país.

desmundo

2 – Muito Além do Cidadão Kane (1993)

O documentário de Simon Hartog denuncia a dominação da Rede Globo nas relações políticas do país, manipulação de notícias e devido a sua abrangência no território brasileiro, a importância e poder que a emissora consegue estabelecer em quase todos televisores nas casas de brasileiras e brasileiros. Não muito diferente de 2016, certo?

A Rede Globo consegue manipular todas as esferas de poder do país e também dentro dos setores de cultura e lazer, como futebol, novela, filmes, músicas. No documentário é possível entender os envolvimentos ilegais da Rede Globo em suas obscuras parcerias dentro e fora do país.

AlemDoCidadaoKane

3 – O som ao redor (2013)

A narrativa conduzida por Kleber Mendonça Filho talvez seja uns dos filmes mais pragmáticos do cinema nacional. O enredo apresentado pelo cineasta de uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. A milícia que oferece a paz, mas para a comunidade o significado se torna de pavor. As brigas entre vizinhos, o calor da cidade, questões de dualidade que o sujeito depara-se na vida, política, futebol, todos os elementos que estão ao redor o ser humano são apresentados de forma realista ao telespectador. Elementos construídos no berço de nossa civilização, que perpassaram a história de um país e em 2016 cria formas de violência e ódio aglomerados pelo caos do sistema sócio-histórico-político.

o-som-ao-redor

A conversa não se esgota nesses 3 filmes, o cinema nacional tem em seu acervo produções que também possam colaborar para o entendimento do cenário atual no Brasil, a maioria se encontra online. Então, quando surgir aquela discussão em casa ou nas redes sociais virtuais sobre política, chame para ver um filme e ter uma debate construtivo. O momento em que estamos vivenciando em nosso país requer estratégia, paciência e diálogo. Se alguém não concordar com a sua ideia, tudo bem, somos produtos culturais de uma nação plural.

obs: ao clicar o título de cada obra, você pode ter acesso ao filme na íntegra 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.