Um dos mais reverenciados poetas latino-americanos ganhou uma cinebiografia fora do convencional. Em Neruda, que chega ao streaming no dia 09 de Março, o diretor Pablo Larraín foca na perseguição anticomunista que Pablo Neruda sofreu no final da década de 40, após ser eleito senador e cassado por conta de sua posição política.
Segundo o diretor, muito se sabe sobre a vida de Neruda como político, escritor e ativista, mas pouco de sua privacidade foi revelada aos olhos do grande público. Com tom “nerudiano”, como o próprio Larraín definiu em entrevistas, onde a veracidade dos fatos não era prioridade, o filme acompanha um trecho da vida de Neruda (Luis Gnecco), quando ele cai na clandestinidade e sofre com a perseguição do inspetor Peluchonneau, vivido pelo ator Gael García Bernal.
Recebido com elogios pela crítica, o longa concorreu ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro e foi o indicado chileno ao Oscar na mesma categoria. Pablo Larraín também dirigiu Jackie, filme que rendeu a Natalie Portman as indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Sinopse:
Chile, 1948. A chamada Lei Maldita do governo de Gabriel González Videla está a todo vapor para prender os militantes comunistas. Entre eles, o poeta Prêmio Nobel, Pablo Neruda (Luis Gnecco), que começa a ser perseguido incansavelmente pelo inspetor Óscar Peluchonneau (Gael Garcia Bernal).
Serviço:
Neruda
Trailer:
Ano passado assistimos Neruda e fizemos uma crítica, que você pode ler clicando aqui, para o ótimo filme, que além de ter caído nas nossas graças também foi parar em nossa lista dos Eternos de 2016, inclusive rendendo uma vitória na categoria de atriz coadjuvante para Mercedes Morán, que interpreta no filme Delia del Carril, a esposa de Pablo Neruda.
Uma ótima pedida!